Desenvolver a bilingualidade: foco da educação bilíngue e do ensino de línguas

Auteurs-es

  • Ana Claudia Peters Salgado
  • Fernanda Henriques Dias

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1426

Mots-clés :

Bilinguismo, Bilingualidade, Ensino de línguas.

Résumé

Bilinguismo e bilingualidade são dois conceitos de grande importância para a sociolinguística e, principalmente, para as teorias de ensino-aprendizagem de línguas. Todavia, apesar da extrema importância desses conceitos (ou mesmo por conta dessa importância) não há consenso a respeito da definição dos mesmos. No presente artigo propomos uma definição para os mesmos, pautada em questões de cunhos linguísticos e educacionais, de forma que o ensino de línguas possa se beneficiar dessa discussão. Apresentamos aqui o bilinguismo como uma situação social na qual duas ou mais línguas estão em contato e, bilingualidade, como a expressão individual do bilinguismo. Essa perspectiva nos permite considerar que cada indivíduo possui um grau de bilingualidade que é mutável e dinâmico de acordo com as situações de bilinguismo que lhe são apresentadas. Isso quer dizer que a manifestação da bilingualidade está diretamente relacionada às necessidades apresentadas pelos contextos. Assim, em dados contextos é útil e produtiva a mistura de códigos para se atingir os objetivos comunicacionais pretendidos; enquanto que em outros contextos (como no caso de um indivíduo bilíngue em conversa com um indivíduo monolíngue) a mistura não terá o mesmo valor. Propomos, dessa forma, que o ensino de línguas leve em consideração esses conceitos, antes de impedirem os alunos de se expressarem, pelo simples fato de não saberem ainda a língua que se propuseram a estudar. É necessária a criação de um ambiente bilíngue nas aulas de línguas, de forma que a bilingualidade dos alunos possa ser respeitada.

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Publié-e

2010-01-18

Comment citer

Salgado, A. C. P., & Dias, F. H. (2010). Desenvolver a bilingualidade: foco da educação bilíngue e do ensino de línguas. Signo, 35, 145-153. https://doi.org/10.17058/signo.v35i0.1426