O impacto cognitivo do bilinguismo no envelhecimento e a aquisição de segunda língua por aprendizes idosos
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v45i82.14317Mots-clés :
Bilinguismo, envelhecimento, Aquisição de segunda língua, Aprendizes idososRésumé
Este artigo objetiva apresentar, através de uma revisão da literatura disponível, o que se sabe até o momento acerca do impacto cognitivo do bilinguismo ao longo da vida no envelhecimento e das peculiaridades do aprendiz idoso em seu processo de aquisição de segunda língua. Pesquisas recentes mostram que o bilinguismo pode atuar como um mecanismo protetor contra os declínios cognitivos associados ao envelhecimento. No entanto, há estudos que contestam essa visão e mostram a necessidade de novas investigações. Apesar dos numerosos estudos sobre bilinguismo e envelhecimento, é notória a falta de estudos acerca da aquisição de uma segunda língua por aprendizes idosos. Sabe-se que o desempenho cognitivo de idosos difere daquele de jovens adultos. Mais especificamente, estudos mostram déficits nas funções executivas e diminuição da velocidade de processamento (PARK; REUTER-LORENZ, 2014). Por isso, faz-se necessário perceber as peculiaridades do aprendiz idoso para investigar o seu processo de aquisição de uma segunda língua.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.