Um diálogo estético entre a bossa nova e o haicai
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v47i89.17248Mots-clés :
haicai, bossa nova, João Gilberto, Matsuo Bashô, Literatura ComparadaRésumé
--
Téléchargements
Références
BOSSA nova sol nascente. Direção: Paulo Maurício Germany Costa. Distrito Federal: BSB Serviços Cine vídeo. (52 min.).
BRITO, Brasil R. Bossa Nova. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 17-40.
BRITO, Ronaldo. O samba cubista. In: GARCIA, Walter (org.). João Gilberto. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 233-238.
BRITTO, Jomard Muniz de. Do Modernismo à Bossa Nova. São Paulo: Ateliê, 2009.
BROWN, Nicholas. A lírica da bossa. In: GARCIA, Walter (org.). João Gilberto. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 276-282.
CAMPOS, Haroldo de. Haicai: homenagem à síntese. In: A arte no horizonte do provável e outros ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1969. p. 55-62.
CAMPOS, Haroldo de. Visualidade e concisão na poesia japonesa. In: A arte no horizonte do provável e outros ensaios. São Paulo: Perspectiva, 1969. p. 63-75.
CASTRO, Ruy. Chega de saudade: a história e as histórias da bossa nova. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CHEGA de saudade. Disco de João Gilberto. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1959.
CUNHA, Andrei. Cem poemas de cem poetas: a mais querida antologia poética do Japão. Porto Alegre: Bestiário/Class, 2019.
CUNHA, Andrei. Orientalismos periféricos: presença literária do Japão no Brasil. In:
BITTENCOURT, Rita; SCHMIDT, Rita (orgs.). Fazeres indisciplinados: estudos de literatura comparada. Porto Alegre: UFRGS, 2013. p. 13-25.
FRANCHETTI, Paulo. O haicai no Brasil. Alea: Estudos Neolatinos, v. 10. n. 2, p. 256–269, Rio de Janeiro, 2008.
FRANCHETTI, Paulo; DOI, Elza Taeko; DANTAS, Luiz. Haikai. Campinas: UNICAMP, 1996.
GARCIA, Walter. Batucada do samba cabia na mão de João Gilberto. Folha de São Paulo. São Paulo, 22 jul. 2019. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2019/07/a-bossa-nova-e-solista-e-dificulta-manifestacoes-coletivas-como-no-samba.shtml>. Acesso em: 24 dez. 2021.
GOGA, Masuda. Os dez mandamentos do haicai. Kakinet, 31 dez. 2007. Disponível em: <https://www.kakinet.com/caqui/dezmand.shtml>. Acesso em: 29 dez. 2021.
KATO, Shuichi. Tempo e espaço na cultura japonesa. Tradução de Neide Nagae e Fernando Chamas. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.
JOÃO Gilberto in Tokyo. Disco de João Gilberto. Nova Iorque: Verve Records, 2004.
JOÃO Gilberto live in Tokyo November 8&9, 2006 Tokyo International Forum Hall A. Blu-ray de João Gilberto. Tóquio: Space Shower Music, 2019.
JOBIM, Antonio Carlos (música); MORAES, Vinícius (letra). Chega de saudade. Canção, 1958.
JOBIM, Antonio Carlos (música/letra); MENDONÇA, Newton (música/letra). Caminhos cruzados. Canção, 1958.
JOBIM, Antonio Carlos (música/letra); MENDONÇA, Newton (música/letra). Foi a Noite. Canção, 1956.
JOBIM, Antonio Carlos (música); MORAES, Vinícius de (letra). Garota de Ipanema. Canção, 1963.
JOBIM, Antonio Carlos (música/letra); MENDONÇA, Newton (música/letra). Desafinado. Canção, 1958.
JOBIM, Antonio Carlos (música/letra). Corcovado. Canção, 1960.
KAWAMOTO, Kôji. The poetics of Japanese verse imagery, structure, meter [Nihon shiika no dentô]. Tradução de Stephen Collington, Kevin Collins e Gustav Heldt. Tóquio: Universidade de Tóquio, 2000.
MATOS, Cláudia Neiva de. Gêneros na canção popular: os casos do samba e do samba-canção. Artcultura, v. 15, n. 27, 2015. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/29339>. p. 121-132. Acesso em: 29 dez. 2021.
MEDAGLIA, Júlio. Balanço da bossa nova. In: CAMPOS, Augusto de. Balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2005. p. 67-123.
MENESCAL, Roberto (música); BÔSCOLI, Ronaldo (letra). O barquinho. Canção, 1961.
MENEZES, Roniere Silva. O traço, a letra e a bossa: arte e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinícius. 2008. Tese (Doutorado em Literatura Comparada) — Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
NAPOLITANO, Marcos. “Já temos um passado”: quarenta anos do LP Chega de saudade (João Gilberto, 1959). In: GARCIA, Walter (org.). João Gilberto. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 354-361.
NAVES, Santuza Cambraia. Da bossa nova à tropicália. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
ROSA, Noel (letra/música); VADICO (letra/música). Conversa de botequim. Canção. 1935.
SHIRANE, Haruo. Japan and the culture of four seasons. Nova Iorque: Columbia University, 2012.
SHIRANE, Haruo. Traces of dreams — landscape, cultural memory, and the poetry of Matsuo Bashō. Stanford: Stanford, 1998.
SÔGI; SHÔHAKU; SÔCHÔ. Três poetas em Minase / Sôgi, Shôhaku e Sôchô. Tradução de Andrei Cunha, Karen Kazue Kawana e Roberto Schmitt-Prym. Porto Alegre: Class, 2021
TATIT, Luiz. O cancionista. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.
TATIT, Luiz. O século da canção. Cotia: Ateliê, 2008.
TATIT, Luiz. Revisão dos cem anos de canção brasileira. Lisboa: Oca, 2021.
VICENTE, Eduardo; DE MARCHI, Leonardo; GAMBARO, Daniel. O rádio musical no Brasil: elementos para um debate. In: ESTUDOS radiofônicos no Brasil: 25 anos do grupo de pesquisa rádio e mídia sonora da Intercom. São Paulo: Intercom, 2016. p. 457-476. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producao-academica/002790857.pdf>. Acesso em: 23 mar. 2020.
WISNIK, Guilherme. Em torno da ideia de beleza sem esforço: arquitetura e bossa nova. In: GARCIA, Walter (org.). João Gilberto. São Paulo: Cosac Naify, 2012. p. 166-189.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução: Jerusa Pires Ferreira e Sueli Fernerich. São Paulo: Ubu, 2018.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.