As profundezas da compreensão: as inter-relações entre interpretação, compreensão e significado

Auteurs-es

  • Daiane Antunes Dias Löbler
  • Onici Flôres

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1830

Résumé

Ler e compreender são atividades cognitivas inter-relacionadas e sua relevância é tamanha para a vida social e acadêmica do indivíduo, que a hipótese de ler sem entender tem de ser considerada, de vez que, comprovadamente, há evidências da realização de práticas leitoras que não manifestam indícios de entendimento textual. Assim, aprofundar o conhecimento a respeito da relação fulcral entre ler e compreender é uma necessidade decorrente de sua dissociação em grande número de situações usuais. Há leitores – jovens e adultos - que aprendem a juntar as sílabas e a fazer a síntese da palavra, afanosamente, sem chegar a ler com fluência. O número de leitores que não consegue ultrapassar essa fase inicial da leitura – o decifrado – é tão grande, no Brasil, que se faz imprescindível discutir os fundamentos das relações entre leitura, compreensão, interpretação e significado linguístico para descobrir o que está, de fato, acontecendo. As perguntas que se seguem foram formuladas, em função da busca de explicação para os maus resultados, obtidos em testes de avaliação leitora - tanto nacionais quanto internacionais - por estudantes brasileiros: O que está faltando para que os estudantes possam ler de maneira eficiente? Compreender e interpretar são atividades cognitivas distintas? Qual a relação entre significado e compreensão? A compreensão relaciona-se de modo direto à apreensão do significado linguístico das palavras, ou não? Para compreender um texto, basta apreender a ideia principal sem saber o significado das palavras que nele constam? Para a maioria das pessoas, as respostas a tais perguntas não exigem muita reflexão. Alguém está falhando: a escola, os alunos, os professores, ou os pais. Para a ciência cognitiva, entretanto, a questão não é tão simples e exige cuidadosa reflexão. Este trabalho propõe-se, pois, a retomar os conceitos de interpretação, compreensão e significado. Mais precisamente, a fim de analisar tais conceitos, faz-se uma retomada do trabalho de Marcelo Dascal, no livro Interpretação e compreensão (2006), cotejando e complementando suas ponderações com as de outros pesquisadores da área, na tentativa de redimensionar as bases investigativas da questão em foco.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2010-07-18

Comment citer

Löbler, D. A. D., & Flôres, O. (2010). As profundezas da compreensão: as inter-relações entre interpretação, compreensão e significado. Signo, 35(59), 181-196. https://doi.org/10.17058/signo.v35i59.1830