A leitura compartilhada como instrumento de desenvolvimento da compreensão textual de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19571

Mots-clés :

Leitura compartilhada, compreensão leitora, desenvolvimento cognitivo

Résumé

O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do 3º ano do ensino fundamental dos anos iniciais de uma escola pública em João Pessoa (PB). Tendo como propósito investigar os efeitos da leitura compartilhada na compreensão leitora dos alunos,  partimos da hipótese de que quando a criança é envolvida na prática de leitura compartilhada, suas habilidades linguístico-cognitivas para as tarefas de compreensão de textos se expandem consideravelmente. A problemática do presente trabalho baseia-se na seguinte indagação: de que forma a leitura compartilhada, como prática pedagógica, pode afetar o desenvolvimento  das habilidades cognitivas necessárias à compreensão de leitura em crianças do terceiro ano do ensino fundamental? Para responder à essa questão realizamos uma pesquisa quali-quantitativa com dois grupos de alunos, na qual aplicamos atividades de leitura compartilhada e de interpretação de quatro textos, analisando algumas habilidades da BNCC referentes à interpretação do texto: i) localizar informações explícitas em textos – EF15LP03; ii) inferir informações implícitas nos textos lidos – EF35LP04; iii) inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto – EF35LPO5; e iv) opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto – EF35LP15. As duas turmas foram submetidas a diferentes práticas de leitura, sendo que a turma A (controle) realizou a leitura da maneira convencional e a turma B (experimental) foi submetida à prática da leitura compartilhada. Ambas as turmas responderam aos mesmos testes de compreensão textual após as atividades de leitura. Os dados gerados após as análises dos resultados das atividades de interpretação de texto, indicaram que a turma (B) experimental  apresentou melhor desempenho geral em relação à turma (A) controle, no desenvolvimento das quatro habilidades testadas (EF15LP03; EF35LP04; EF35LPO5 e EF35LP15).

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil (Gostosuras e Bobices). Série: Pensamentos e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1995.

ÁLLAN, Sylvio; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. O modelo de Tomasello sobre a evolução cognitivo-linguística humana. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 25, n. 2, p. 161-168, 2009.

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

BENAVENTE, Ana; ROSA, Alexandre; COSTA, Antônio Firmino; ÁVILA, Patrícia. Estudo Nacional de Literacia: Enquadramento teórico metodológico. In: A literacia em Portugal: Resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. Disponível em: https://www.cnedu.pt/pt/publicacoes/estudos-e-relatorios/outros/799-a-literacia-em-portugal-resultados-de-uma-pesquisa-extensiva-e-monografica. Acesso em: 27 nov. 2023.

BORTONI, Ricardo; MARIS, Stella; MACHADO, Veruska Ribeiro; CASTANHEIRA, Salete Flores. Formação do professor como agente letrador. São Paulo: Contexto, 2012.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (versão preliminar). 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 10 mar. 2023.

BRASIL. Parâmetros Curriculares da Educação Nacional - Língua Portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental – SEF. Brasília: MEC, 1998.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; CAPOVILLA, Fernanda César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon, Fapesp, 2000.

DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da Leitura: como a ciência explica a nossa capacidade de ler. Porto Alegre: Penso, 2012.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.

FERREIRO, Emília. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artimed 1999.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FONTES, Maria José de Oliveira; CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Efeitos da leitura de histórias no desenvolvimento da linguagem de crianças de nível socioeconômico baixo. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2004.

FRANÇA, Darliana Sicléa; MACHADO, Joice Josiane da Silva.; TOWNSEND, Sabrine Amaral Martins; GABRIEL, Rosângela. As estratégias de leitura compartilhada: potencialização da aprendizagem. Língu@ Nostr@. 2022.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam. 44 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GABRIEL, Rosângela. A compreensão em leitura enquanto processo cognitivo. Revista Signo. v. 31, p. 73-83, 2006.

GABRIEL, Rosângela. Como o milagre da leitura é possível? Investigando processos biológicos e culturais da emergência de sentidos durante a leitura. Linguagem em (Dis)curso – LemD. Tubarão, SC, v. 16, n. 3, p. 603- 616, set./dez. 2016.

GABRIEL, Rosângela. Letramento, alfabetização e literacia: um olhar a partir da ciência da leitura. Revista Prâksis. Novo Hamburgo. a. 14. v. 2 . jul./dez. 2017.

GABRIEL, Rosângela. Letramento, alfabetização e literacia: um olhar a partir da ciência da leitura. Revista Prâksis. Novo Hamburgo. a. 2. pp 76–88. 2017

KOCH, Ingedore Vilaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2008.

LOZADA, Gisele. Metodologia científica [recurso eletrônico]. Porto Alegre: SAGAH, 2018.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. Barueri [SP]: Atlas, 2022.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análises de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MATIAS-Pereira, José Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Atlas, 2019.

MORAIS, José. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Minha editora, 2013.

MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Editora UNESP, 1996.

PALANGANA, Izilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 6.ed. São Paulo: Summus, 2015.

PAROLIN, Isabel. Professores Formadores: A relação entre a Família, a Escola e a Aprendizagem. 2ª ed. São José dos Campos, São Paulo: Pulso Editorial, 2010.

PIAGET, Jean. Biologia e Conhecimento. 2ª Ed. Vozes: Petrópolis, 1996.

PINHEIRO, Ângela Maria Vieira. Leitura e escrita: uma abordagem cognitiva. Campinas: Psy II. 1994.

PEREIRA, Aline Elizabete. Contribuições da prática de leitura compartilhada na infância para o desenvolvimento da literacia e para a criação de leitores. Aline Elisabete Pereira. Tese (doutorado) Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Orientação: Profa. Rosângela Gabriel. Coorientação: Profa. Laura M. Justice. 2021.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Editora Cultrix, 2006

SEABRA, Alessandra Gotuzo; CAPOVILLA, César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. São Paulo: Memnon, 2011.

SILVA, Ezequiel Theodoro do. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

TOMASELLO, Michael. Origens culturais da aquisição do conhecimento humano. 2ª ed.São Paulo: Editora WMF, Martins Fontes, 2019.

SOARES, Magda. Letramento Um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n 25, p. 05-17, jan.abr. 2004.

SOARES, Magda Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2020.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SUCENA, Ana; et al. Aprender a ler e avaliar a leitura: TIL: Teste de Idade de Leitura. São Luís Castro: CESC, 2010.

VYGOTSKY, Lev. Mind in Society: The Development of Higher Psychological Processes. Cambridge: Harvard University Press. 1980.

VYGOTSKY, Lev. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/Edusp, 1989.

Publié-e

2024-09-30

Comment citer

Leite, J. E. R., & Luna, M. F. de. (2024). A leitura compartilhada como instrumento de desenvolvimento da compreensão textual de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Signo, 49(96), 34-50. https://doi.org/10.17058/signo.v49i96.19571

Numéro

Rubrique

v. 49, n. 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e