Josef K. e o homem do campo diante da lei: Orson Welles recria O processo, de Franz Kafka

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20057

Mots-clés :

recriação fílmica, Diante da lei, cinema, literatura, O processo

Résumé

Em 1962, Orson Welles leva à tela cinematográfica o romance O processo, de Franz Kafka. De título homônimo, esta recriação fílmica propõe algumas reconfigurações e deslocamentos que reforçam e mimetizam a complexidade interpretativa do romance kafkiano. Um dos deslocamentos que mais chama atenção é referente à leitura da parábola “Diante da lei” (“Vor dem Gesetz”) no prólogo do filme, que, no romance, integra-se ao “Capítulo nono - Na catedral”. Esta escolha de antecipar a leitura da parábola para o início da película não parece ser meramente fortuita na medida em que o prólogo é justamente o texto responsável por sintetizar, para o leitor/espectador, o universo da história. Desse modo, este estudo pretende enfatizar as operações transformadoras que o filme The trial (1962), dirigido por Orson Welles, realiza no romance Der process (1925), de Franz Kafka, especificamente no que concerne ao uso e à interpretação da parábola “Diante da lei”.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Références

CÁNEPA, Laura Loguereio. Expressionismo alemão in História do cinema mundial. Fernando Mascarello (org). Campinas: Papirus, 2006.

CARONE, Modesto. Um dos maiores romances do século Posfácio de O processo. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

CARONE, Modesto. Lição de Kafka. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DELEUZE, Gilles. Cinema II: A imagem-tempo. Tradução de Eloísa de Araújo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DINIZ, Thaïs Flores Nogueira. Literatura e Cinema: tradução, hipertextualidade, reciclagem. 1. ed. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2005. v. 1.

FARIA, Renato; Kafka, Franz. “O processo: uma ruína monumental” Posfácio de O processo. 1ª ed, São Paulo: Companhia das Letras, 2024.

FARINA, Juliane Tagliari; Fonseca, Tânia Mara Galli. O cine-pensamento de Deleuze: contribuições a uma concepção estético-política da subjetividade. Psicologia USP. São Paulo, v.23, n.1, p.118-124, 2015, p.206.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. 2.ed. Tradução de André Cechinel. Florianópolis: Ed.UFSC, 2013.

KAFKA, Franz. “Desista!” In Essencial Franz Kafka. Seleção, introdução e tradução de Modesto Carone, 1ªed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2011.

KAFKA, Franz. O processo. Tradução e posfácio de Modesto Carone. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

LÖWY, Michael. Franz Kafka, sonhador insubmisso. Tradução de Gabriel Cohn. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2005.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do Desterro, Florianópolis, nº51, p. 019- 053, jul./dez, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2006n51p19/9004. Acesso em: 03 nov. 2024.

TRUFFAUT, Francois-; BAZIN, André. Orson Welles Prefácio. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas: Papirus, 1994.

IZABEL, Tomaz Amorim Fernandes. Franz Kafka e Walter Benjamin: Contar do tempo interrompido. Tese (Doutorado em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, São Paulo, 2018.

O PROCESSO. Direção e roteiro: Orson Welles. Produção: Michael Salkind. França/Itália/Alemanha: Paris-Europa Productions/Hisa-Films/FI. C. IT., 1962. Versão em DVD: Continental Home Video, 2001, Preto & Branco (119min).

Téléchargements

Publié-e

2025-02-18

Comment citer

Nascimento, R. (2025). Josef K. e o homem do campo diante da lei: Orson Welles recria O processo, de Franz Kafka. Signo, 50(97), 65-77. https://doi.org/10.17058/signo.v50i97.20057