Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2157Mots-clés :
Alfabetização. Formação de Professores. Mídia e Educação.Résumé
Este artigo analisa experiência de uso do vídeo e da televisão no processo de ensino e aprendizagem de alunos em alfabetização, em escola pública do ensino fundamental do interior de São Paulo. Pressupõe que a educação deve habilitar o sujeito para leitura e entendimento de seu mundo e considera que os meios de comunicação vídeo e televisão alteram as práticas sociais, representando novos compromissos para os educadores, e requerem sua discussão nos espaços/tempos de aprendizagem. Apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de tais instrumentos como suporte pedagógico e objeto de reflexão no processo de alfabetização, sob o referencial teórico de educação como processo intencional, emancipatório e dialógico. A pesquisa permitiu que se desvelassem limites e possibilidades, critérios e estratégias para o uso pedagógico dos instrumentos, oferecendo subsídios teórico-práticos para o trabalho docente de alfabetização e para a formação inicial ou continuada de professores. Evidenciou também que agregar a reflexão nos processos de significação de mensagens e trabalhar a relação escola/criança/vídeo/TV numa perspectiva crítica e dialógica permite à escola atuação positiva na recepção e capacita os educandos para atitudes de reflexão e de crítica.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.