Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização

Autores

  • Benedita de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2157

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação de Professores. Mídia e Educação.

Resumo

Este artigo analisa experiência de uso do vídeo e da televisão no processo de ensino e aprendizagem de alunos em alfabetização, em escola pública do ensino fundamental do interior de São Paulo. Pressupõe que a educação deve habilitar o sujeito para leitura e entendimento de seu mundo e considera que os meios de comunicação vídeo e televisão alteram as práticas sociais, representando novos compromissos para os educadores, e requerem sua discussão nos espaços/tempos de aprendizagem. Apresenta resultados de pesquisa sobre o uso de tais instrumentos como suporte pedagógico e objeto de reflexão no processo de alfabetização, sob o referencial teórico de educação como processo intencional, emancipatório e dialógico. A pesquisa permitiu que se desvelassem limites e possibilidades, critérios e estratégias para o uso pedagógico dos instrumentos, oferecendo subsídios teórico-práticos para o trabalho docente de alfabetização e para a formação inicial ou continuada de professores. Evidenciou também que agregar a reflexão nos processos de significação de mensagens e trabalhar a relação escola/criança/vídeo/TV numa perspectiva crítica e dialógica permite à escola atuação positiva na recepção e capacita os educandos para atitudes de reflexão e de crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-01

Como Citar

Almeida, B. de. (2011). Mídia audiovisual como recurso auxiliar na prática de alfabetização. Signo, 36(61), 381-400. https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2157

Edição

Seção

O texto na educação