Pesquisas em aquisição lexical através da leitura
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2335Mots-clés :
Aquisição lexical. Leitura. Contexto.Résumé
A aquisição de palavras através da leitura é um tema de pesquisa pouco estudado no país, embora seja objeto de estudo desde a década de 80 no exterior. Neste artigo, nosso objetivo é mostrar a relevância desse tema e o que já foi pesquisado sobre ele. Partimos da seguinte citação: “o vocabulário serve de ponte entre o processamento fônico no nível da palavra e o processo cognitivo de compreensão.”(KAMIL; HIEBERT, 2005, p. 4), que nos faz enxergar de modo mais claro a relação entre o conhecimento lexical e o desenvolvimento da proficiência em leitura. Refletir sobre essa relação também pode trazer mudanças interessantes no trabalho com leitura em sala de aula. Inicialmente, abordamos o que é contexto, qual é o seu papel na aquisição lexical e que tipos de informações ele pode fornecer; também identificamos fatores relacionados ao contexto que podem interferir no processo de aquisição lexical. Em seguida, descrevemos algumas pesquisas relevantes realizadas nessa área de estudo tanto em língua materna quanto em segunda língua, em períodos diversos, desde 1984 a 2005. Essa descrição busca revisar os resultados obtidos por essas pesquisas e as metodologias por elas utilizadas. Por fim, analisamos as características predominantes nos experimentos descritos e questões que ainda precisam ser investigadas dentro da aquisição lexical através da leitura.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.