Leitura e conhecimento
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v32i53.246Résumé
Este artigo consiste numa reflexão sobre as relações entre leitura e conhecimento, considerando mais especificamente a leitura literária. Partindo de pesquisas sobre as precárias condições da leitura no Brasil, enfoca o problema conceituando o ato de ler e explicando o processo da leitura literária segundo os pressupostos da Estética da Recepção. Nesse sentido, define o prazer estético a partir do conhecimento que a leitura oferece ao sujeito, levando-o a descobrir o mundo e a si mesmo. Enfatiza que, para tal, são necessárias condições sociais que permitam ao leitor movimentar-se com autonomia dentro do campo literário, conhecendo os diferentes agentes que ali interagem.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.