Estratégias metacognitivas no ensino de LE

Auteurs-es

  • Simone Correia Tostes

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.26

Mots-clés :

Ensino. LE. Metacognitivas. Estratégias. Aprendizagem.

Résumé

A pesquisa sobre a percepção de sintagmas nominais em inglês como língua estrangeira evidenciou que sintagmas mais marcados requerem um trabalho de processamento maior por parte do aprendiz de LE, que ora tende a evitá-los em suas produções orais espontâneas, ora realiza a transferência negativa de parâmetros da L1. Essa atitude de esquiva diminui à medida que o aprendiz avança rumo à proficiência no idioma. Dessa forma, o grau de marcação e, portanto, a complexidade do processamento cognitivo dessas estruturas é inversamente proporcional ao nível de fluência na LE. O trabalho com estratégias metacognitivas no ensino de LE pode diminuir efeitos negativos da transferência, sem, contudo, suprimi-la do rol de estratégias intuitivas de aprendizagem.

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Publié-e

2007-01-04

Comment citer

Tostes, S. C. (2007). Estratégias metacognitivas no ensino de LE. Signo, 32(52), 80-90. https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.26

Numéro

Rubrique

Artigos