Estratégias metacognitivas no ensino de LE

Autores

  • Simone Correia Tostes

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.26

Palavras-chave:

Ensino. LE. Metacognitivas. Estratégias. Aprendizagem.

Resumo

A pesquisa sobre a percepção de sintagmas nominais em inglês como língua estrangeira evidenciou que sintagmas mais marcados requerem um trabalho de processamento maior por parte do aprendiz de LE, que ora tende a evitá-los em suas produções orais espontâneas, ora realiza a transferência negativa de parâmetros da L1. Essa atitude de esquiva diminui à medida que o aprendiz avança rumo à proficiência no idioma. Dessa forma, o grau de marcação e, portanto, a complexidade do processamento cognitivo dessas estruturas é inversamente proporcional ao nível de fluência na LE. O trabalho com estratégias metacognitivas no ensino de LE pode diminuir efeitos negativos da transferência, sem, contudo, suprimi-la do rol de estratégias intuitivas de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-01-04

Como Citar

Tostes, S. C. (2007). Estratégias metacognitivas no ensino de LE. Signo, 32(52), 80-90. https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.26

Edição

Seção

Artigos