Estratégias metacognitivas no ensino de LE
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v32i52.26Palavras-chave:
Ensino. LE. Metacognitivas. Estratégias. Aprendizagem.Resumo
A pesquisa sobre a percepção de sintagmas nominais em inglês como língua estrangeira evidenciou que sintagmas mais marcados requerem um trabalho de processamento maior por parte do aprendiz de LE, que ora tende a evitá-los em suas produções orais espontâneas, ora realiza a transferência negativa de parâmetros da L1. Essa atitude de esquiva diminui à medida que o aprendiz avança rumo à proficiência no idioma. Dessa forma, o grau de marcação e, portanto, a complexidade do processamento cognitivo dessas estruturas é inversamente proporcional ao nível de fluência na LE. O trabalho com estratégias metacognitivas no ensino de LE pode diminuir efeitos negativos da transferência, sem, contudo, suprimi-la do rol de estratégias intuitivas de aprendizagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.