A leitura em contexto acadêmico: o processo de construção de sentidos de alunos do primeiro semestre do curso de letras

Auteurs-es

  • Lucia Rottava

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2973

Résumé

A leitura em contexto acadêmico tem sido um desafio para alunos iniciantes em cursos de graduação, pois o processo de construção de sentidos requer lidar com conceitos teóricos pouco conhecidos e relações linguístico-textuais complexas. Este artigo objetiva investigar como se caracteriza a leitura em contexto acadêmico, tendo como aporte teórico a concepção dialógica de linguagem e a de leitura como prática social. Os dados sob análise resultam de uma tarefa de protocolo verbal interativo em leitura realizada por alunos do primeiro ano do curso de Letras. Os resultados sugerem que o sujeito-leitor, ao se deparar com dificuldades na leitura, busca adequar ao texto lido conhecimentos adquiridos em experiências anteriores.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2012-07-05

Comment citer

Rottava, L. (2012). A leitura em contexto acadêmico: o processo de construção de sentidos de alunos do primeiro semestre do curso de letras. Signo, 37(63), 160-179. https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2973