A leitura em contexto acadêmico: o processo de construção de sentidos de alunos do primeiro semestre do curso de letras
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i63.2973Resumo
A leitura em contexto acadêmico tem sido um desafio para alunos iniciantes em cursos de graduação, pois o processo de construção de sentidos requer lidar com conceitos teóricos pouco conhecidos e relações linguístico-textuais complexas. Este artigo objetiva investigar como se caracteriza a leitura em contexto acadêmico, tendo como aporte teórico a concepção dialógica de linguagem e a de leitura como prática social. Os dados sob análise resultam de uma tarefa de protocolo verbal interativo em leitura realizada por alunos do primeiro ano do curso de Letras. Os resultados sugerem que o sujeito-leitor, ao se deparar com dificuldades na leitura, busca adequar ao texto lido conhecimentos adquiridos em experiências anteriores.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.