Uma experiência de aplicação de gêneros textuais para o ensino de inglês

Auteurs-es

  • Andrea Patricia Nogueira

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.403

Mots-clés :

Gênero. Material didático. Aprendizagem de língua estrangeira

Résumé

O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma experiência de aplicação de uma unidade didática preparada pela própria professora-pesquisadora de acordo com as noções de gênero de Swales (1990) e Bhatia (1993), bem como critérios apresentados por Ramos (2004) para a preparação de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira. Os participantes deste estudo foram 10 alunos de uma escola pública de São Paulo. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que a unidade didática alcançou seu objetivo, ao tentar preparar esses alunos para futuras utilizações do gênero, colaborando para torná-los mais críticos quanto aos reais objetivos desses textos. Por fim, os dados sugerem que a abordagem de linguagem centrada no gênero proposta no material é capaz de ampliar o conhecimento dos alunos sobre o gênero proposto.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Téléchargements

Publié-e

2008-07-05

Comment citer

Nogueira, A. P. (2008). Uma experiência de aplicação de gêneros textuais para o ensino de inglês. Signo, 33(55), 78-95. https://doi.org/10.17058/signo.v33i55.403

Numéro

Rubrique

Artigos