Faces do conto popular e seus percursos de leitura
DOI :
https://doi.org/10.17058/signo.v35i58.944Mots-clés :
conto popular, leituraRésumé
A pesquisa “Educação, linguagem e práticas leitoras” reflete sobre as articulações entre os conceitos implicados no seu título (educação, linguagem e práticas leitoras) e focaliza a análise de produtos culturais contemporâneos destinados à infância, propondo estratégias de ensino de leitura desses objetos, a fim de contribuir para a formação de leitores autônomos. O subprojeto “Leitura e mediação do conto popular” centra-se no conto popular como gênero presente na formação do leitor literário, uma vez que análises de pesquisas anteriores apontam que há falhas na abordagem dessa modalidade narrativa. Provavelmente isso ocorre pela falta de clareza sobre as qualidades que conferem a uma obra o estatuto de literatura. Também nota-se a predominância de concepções estruturalistas de leitura na prática docente, produzindo leituras autoritárias, que prevalecem sobre práticas mediadoras. Para estudar a natureza do conto popular toma-se o conto “Coco Verde e Melancia”, o qual será analisado a luz de Propp (1984), Cascudo (2002, 1998, 1967), Jolles (1976), Azevedo (2009a; 2009b), a fim de apontar caminhos de significação inerente ao texto.Téléchargements
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