Produção do Conhecimento: subsídios para leitura na sociedade da informação – um estudo de caso

Auteurs-es

  • Vanessa Lacerda da Silva

DOI :

https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.950

Mots-clés :

“Produção do Conhecimento”, Sociedade da Informação, Letramento digital, Ensino.

Résumé

Este artigo pretende refletir as peculiaridades da leitura no computador, destacando problemas e vantagens para a formação do hábito de leitura e a relevância da disciplina “Produção do Conhecimento”, cujo objetivo é ensinar os alunos a usar eficientemente as fontes de pesquisa. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso entre quinze alunos que ingressaram na escola e não haviam tido contato com esse trabalho. O objetivo era perceber se a leitura na tela realmente favoreceria a construção do conhecimento, com base em diferentes dimensões da noção de letramento e observar a relevância das aulas de “Produção do Conhecimento”. Constatou-se que, apesar dos benefícios, a busca pela informação no computador poderá apresentar alguns empecilhos, comprometendo-se assim a leitura. Esse é um indício, portanto, de que a utilização cautelosa dos computadores enquanto suporte para o ensino faz-se necessária, a fim de que tal recurso informacional não se transforme em objeto de repúdio na formação discente. Sugere ainda que as escolas precisam se preocupar em criar estratégias para que professores e alunos possam usar essa ferramenta de pesquisa de forma eficiente.

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Publié-e

2009-07-03

Comment citer

Silva, V. L. da. (2009). Produção do Conhecimento: subsídios para leitura na sociedade da informação – um estudo de caso. Signo, 34(57), 171-190. https://doi.org/10.17058/signo.v34i57.950

Numéro

Rubrique

Mesa III - Leitura em Língua Estrangeira - Leitura em Meio Digital