Produção textual numa perspectiva enunciativa: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13016

Palavras-chave:

Produção textual. Enunciação. Sequência didática. Artigo de opinião.

Resumo

Este trabalho é fruto de uma pesquisa teórico-aplicada que teve como objetivos investigar sobre a produção de textos numa perspectiva enunciativa (BAKHTIN, 2011) e desenvolver uma proposta de ensino de produção textual nesse viés. O gênero artigo de opinião foi tomado como foco da atividade e a produção seguiu os moldes de uma sequência didática, nos termos de Schneuwly e Dolz (2010). A prática foi desenvolvida com uma turma de primeiro ano de Ensino Médio de uma escola da rede estadual do Rio Grande do Sul. Neste artigo, relatamos o processo de aplicação da sequência didática, apontando as principais dificuldades observadas acerca da produção deste gênero, as atividades desenvolvidas para sanar tais dificuldades e os resultados obtidos ao final do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Maria Crestani, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutora em Letras (UPM-SP), Mestre em Eduação (UPF-RS), Professora no Curso de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Silvânia de Araujo Pes, Instituto Estadual Rui Barbosa, município de São Luiz Gonzaga, RS.

Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF-RS). Professora da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul.

Referências

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In:______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 261-306.

______. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras Ciências Humanas. In: ______. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. p. 307-334.

BRÄKLING, Kátia Lomba. Trabalhando com artigo de opinião: revisitando o eu no exercício da (re)significação da palavra. In: ROJO, Roxane (Org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN. Campinas: Mercado de Letras, 2006, p. 221-247.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1997. Disponível em: https://cptstatic.s3.amazonaws.com/pdf/cpt/pcn/volume-02-lingua-portuguesa.pdf Acesso em 26. abr. 2015.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf >Acesso em: 28 abr. 2015.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMT, 1999.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 3.ed. São Paulo: Ática, 2001.

KOCH, Ingedore Villaça. A coesão textual. 19. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto, 2017.

KÖCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; MARINELLO, Adiane Fogali. Leitura e produção textual: Gêneros textuais do argumentar e expor. Petrópolis: Vozes, 2010.

LEAL, Leiva de Figueiredo Viana. A formação do produtor de texto escrito na escola: uma análise das relações entre os processos interlocutivos e os processos de ensino. In.: VAL, Maria da Graça Costa. Reflexões sobre práticas escolares de produção de texto: o Sujeito-Autor. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 53-67.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas: ALB: Mercado de Letras, 1996.

OLIMPÍADAS de Língua Portuguesa: Escrevendo o Futuro. Caderno virtual. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/caderno_virtual/coletaneas-opiniao/index.html Acesso em 05 abr. 2016.

PLATÃO, Francisco; FIORIN, José Luiz. Lições de texto: leitura e redação. 5. ed. São Paulo: Ática, 2012 .

RUIZ, Eliana Donaio. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2015.

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2019-08-15

Como Citar

Crestani, L. M., & Pes, S. de A. (2019). Produção textual numa perspectiva enunciativa: uma sequência didática com o gênero artigo de opinião. Signo, 44(80), 142-154. https://doi.org/10.17058/signo.v44i80.13016

Edição

Seção

Leitura, escrita e enunciação