Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15684

Palavras-chave:

Ensino de Língua Inglesa na Educação Básica, Pandemia, Project Based Learning (PBL), Design Instrucional Contextualizado (DIC).

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever os projetos digitais desenvolvidos em ambiente virtual pela equipe de língua inglesa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, CAp-UERJ, como meio de atendimento aos estudantes da educação básica do instituto durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. Os projetos digitais tiveram como fundamentação o Design Instrucional Contextualizado – DIC (FILLATRO, 2004; REIGELUTH, 1999), para a organização do trabalho no ambiente virtual de aprendizagem e o Project Based Learning – PBL (BELL, 2010; BLUMENFELD, 1991; BLUMENFELD e KRAJCIK, 2006; BENDER, 2014), para a elaboração das unidades do projeto. O PBL preconiza a investigação e o incentivo à autonomia por meio de tarefas colaborativas sobre temas relevantes que culminam em um produto ou apresentação públicos e autênticos. O trabalho on-line possibilitou a reestruturação dos projetos em termos de divisão do trabalho, reorganização de cronograma e releitura dos papéis de professores e alunos. As atividades que compuseram as unidades dos projetos se configuraram em oportunidades de desenvolvimento de letramento digital, autonomia, aprofundamento do conhecimento multidisciplinar e de habilidades que os estudantes precisam usar e aplicar e serem também capazes de transferir para outros contextos no futuro.

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Biografia do Autor

Gustavo Estef Lino da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Linguística (UERJ). Prof. Assistente do Departamento de Línguas e Literatura – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Andrea da Silva Marques Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP) Prof.ª Associada do Departamento de Línguas e Literatura – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Arthur Bruno Rodrigues Pedrosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Especialista em Linguística Aplicada para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira (UERJ). Prof. Substituto do Departamento de Línguas e Literatura – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Mônica de Medeiros Villela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (Estudos de Linguagem) (PUC-RJ). Prof.ª Associada do Departamento de Línguas e Literatura – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Sônia Melo de Jesus Ruiz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Letras (UFF). Prof.ª Adjunta do Departamento de Línguas e Literatura – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Silveira, G. E. L. da, Ribeiro, A. da S. M., Pedrosa, A. B. R., Villela, M. de M., & Ruiz, S. M. de J. (2021). Projetos Digitais de Inglês na Educação Básica: reflexões, possibilidades e ações em tempos de pandemia. Signo, 46(85), 134-144. https://doi.org/10.17058/signo.v46i85.15684