Ensinar inglês através da meditação guiada
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v47i88.17245Resumo
Resumo: Em nossa busca incessante pelas formas mais eficientes e eloquentes de ensinar inglês como língua estrangeira, identificamos a “meditação guiada” como uma abordagem e estratégia alternativa interessante e desafiadora. Este artigo discute as noções de “linguística”, “linguística aplicada” e “psicolinguística” e aborda diversos métodos de ensino ligados à meditação guiada, como a “Sugestopedia” e a “Abordagem Natural”. Aborda ainda as principais diferenças entre “mindfulness”, “meditação guiada” e “transcendentalismo” e, em seguida, visa mostrar e explicar formas de utilização da prática da meditação guiada para potencializar o ensino e aprendizagem de inglês como língua estrangeira, principalmente com base na Metodologia dinâmica-contextual de Tatiana Slama-Cazacu (1999). O trabalho também projeta um experimento que será implementado no primeiro semestre do ano letivo 2021-2022, com base na hipótese de que os alunos envolvidos em estratégias de meditação guiada podem gerar novas ideias (ser criativos), cooperar com seus colegas, aprender, refletir e pensar criticamente, melhorando assim suas habilidades de comunicação em inglês. Para isso, a estrutura de pesquisa do artigo apresenta os sujeitos, os principais métodos de pesquisa, os instrumentos de coleta de dados e as etapas do experimento (administração de um teste inicial e de desempenho, um pré-pesquisa e um pós-pesquisa, conceber atividades, recolha de amostras de trabalho e notas de observação do professor).
Palavras-chave: Meditação guiada; Inglês para Fins Específicos; ensino; atenção plena; psicolinguística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.