Sentidos de (hiper)leitura em (dis)curso
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v36i61.2142Palavras-chave:
(Hiper)leitura, Discurso, Internet,Resumo
No presente artigo, realizamos um estudo acerca da leitura na internet, utilizando como base teórica e metodológica a Análise do Discurso de filiação francesa. A leitura, nessa perspectiva discursiva, é um processo construído historicamente, no qual o sentido nunca se encontra já posto, visto que ele depende da posição sócio-histórica ocupada pelo sujeito, permitindo a ambiguidade, o equívoco, o furo, enfim, possibilitando entender que a linguagem também é o lugar da não comunicação. Empreendemos um percurso analítico de recortes obtidos através da proposta “Ler na internet é...”, corpus coletado a partir de um exercício realizado na IV Jornada de Análise do Discurso – Leitura(s) no Discurso e na Ciência da Informação. Consideramos que a leitura realizada na rede eletrônica permite a inscrição de sentidos outros: não se trata apenas de uma alteração de suporte, mas também uma outra forma de leitura e de produção de sentidos. Observamos, em nossa análise, duas regularidades presentes nos recortes, a saber: i) a grandiosidade da rede eletrônica, que encanta o sujeito-leitor que, por sua vez, crê ter acesso a todos os arquivos ali existentes; e ii) o caráter negativo da leitura na tela, que causa desconforto e irritação diante de tantas possibilidades disponibilizadas para a leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.