Processo de leitura e internet: considerações relevantes
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2338Palavras-chave:
Leitura, Internet, Cérebro, LinguísticaResumo
A proposta do artigo está centralizada no debate atual envolvendo cognição, leitura e internet. Em um primeiro momento, apresentam-se os argumentos envolvendo neurocientistas, tais como Pinker (2010) e Carr (2010). Após, de acordo com os fundamentos metateóricos propostos pela Metateoria das Interfaces (COSTA, 2007), objetiva-se redesenhar o debate através da construção de uma interface interna entre Psicolinguística, Semântica e Pragmática, a fim de explicar as diferenças nas leituras realizadas de forma tradicional e online. Ancora-se, assim, uma análise da leitura baseada em três hipóteses: (i) a linguagem está baseada em mecanismos lógico-linguístico-comunicativos; (ii) é preciso compreender o funcionamento de tais mecanismos, bem como as noções de adequação a diferentes contextos, a fim de delinear os diferentes tipos de leitura e as possíveis consequências para a estrutura cerebral; (iii) assim como a forma de uma expressão acarreta mudanças semântico-pragmáticas, a mídia em que determinado texto se encontra interfere no seu conteúdo e, consequentemente, no processamento cognitivo do leitor. O seguinte artigo tem como objetivo, portanto, investigar uma perspectiva de tratamento da leitura enquanto processo cognitivo e inferencial, a fim de ilustrar que a leitura feita na internet, apesar de ser diferente da tradicional, deve ser alvo de estudos teóricos adequados, com capacidades descritivas e explanatórias relevantes.Downloads
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