O cantar para conquistar de Chico Buarque
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v37i62.2890Resumo
No período que antecedeu o golpe de 1964, com a renúncia de Jânio Quadros e a subida ao poder de João Goulart, o Brasil estava confuso diante dos acontecimentos que o punham em conflito com suas raízes. Os festivais televisivos redescobriram a música popular nacional, dando ao país um novo painel de compositores e intérpretes, como Chico Buarque. O lírico de uma geração ferida, com suas canções, seus escritos e sua postura política, Chico ajudou a construir um cenário poético, rico, na música popular brasileira. Chico Buarque remodelou certa prosa poética, mesclando elementos musicais elevados e cultura popular, alta literatura, com elevado grau de significação, e palavra corriqueira. Assim, Chico Buarque introduziu em sua sofisticada poética a dureza de aspectos do cotidiano brasileiro. Talvez por isso a linguagem buarquiana não seja límpida e plana; pelo contrário, é cheia de altos e baixos. A poética de Chico guarda dentro de si o germe de uma comunicação aparentemente impossível, posto que, embora corteje a simplicidade, esbarra na erudição, fixando-se num complexo meio-termo. Ao criar seus próprios parâmetros de música popular, Chico conseguiu abranger em suas canções os vários discursos que permeiam a sociedade brasileira. A linguagem das canções buarquianas conquista o ouvinte/leitor porque faz com que ele se reconheça naquelas palavras, enxergando no discurso do poeta sua própria voz. Chico Buarque fez de sua arte uma contestação não apenas musical como também verbal, abrindo espaço, logo, a novas possibilidades poéticas, reposicionando a música popular como espaço de experimentação da linguagem.Downloads
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