Criar leitores para uma sociedade democrática

Autores

  • José Morais

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4539

Resumo

Depois de uma breve descrição das três condições ou fases da aprendizagem da leitura e da escrita num sistema alfabético, examino as consequências das desigualdades socioeconômicas e socioculturais quer sobre a entrada no processo de alfabetização e no seu decurso, quer sobre o desenvolvimento cognitivo de maneira mais geral. Como o acesso à literacia por todos ou, ao contrário, apenas por uma elite também tem consequências para o modo de governo da sociedade, na terceira e última parte deste artigo discuto o que, ao longo dos séculos, já foi democracia e o que esta deveria realmente ser, assim como a contribuição que podem ter, para a construção de uma verdadeira democracia, a universalização da literacia e de uma cultura baseada no pensamento livre e crítico.

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Publicado

2013-03-18

Como Citar

Morais, J. (2013). Criar leitores para uma sociedade democrática. Signo, 38, 2-28. https://doi.org/10.17058/signo.v38i0.4539

Edição

Seção

Especial - A leitura sob um viés social e cognitivo