Revista do Direito

Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul. Revista do Direito é A2 no Qualis CAPES.

Imagem para capa da revista

APRESENTAÇÃO

A Revista do Direito está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul, e foi criada no ano de 1994 na versão impressa, com o objetivo de disseminar o conhecimento e as reflexões relacionadas ao Direito.

A missão da Revista é criar um espaço democrático de debate acadêmico, norteado pela excelência da produção científica, e, para melhor atender a este objetivo, em 2013 ela aderiu ao formato virtual, com acesso é livre e gratuito, permitindo assim que o seu conteúdo esteja ao alcance de todos.

São publicados três números por ano, sendo então quadrimestral a sua periodicidade, com um número que compreende os meses de janeiro a abril; o segundo número compreende maio a agosto, e o terceiro e último, entre setembro e dezembro. A partir de 2015 a Revista passou a publicar 25 artigos por ano, sendo os dois primeiros números compostos por 8 artigos, e o último, com 9 artigos. Todos esses três momentos são abertos espaços para artigos de autoria de pesquisadores nacionais e estrangeiros.

As linhas editoriais coincidem com as áreas de concentração do PPGD - Mestrado e Doutorado - da UNISC - Constitucionalismo Contemporâneo e Políticas Públicas de Inclusão Social - , que compreendem as seguintes linhas de pesquisa : Gestão de políticas pública; Teoria do direito; Estado e administração pública; Constitucionalização do direito privado; Direitos humanos e fundamentais; Fundamentos constitucionais dos serviços públicos; Jurisdição constitucional; Direitos Fundamentais na sociedade da informação; Igualdade e Liberdade contratual no direito do trabalho; Teoria política contemporânea; poder local e inclusão social; Políticas Tributárias e Financeiras; Políticas Públicas no tratamento de conflitos; Espaço público e cidadania. Além destes temas, a Revista destina-se a tratar dos temas abordados no Doutorado em Direitos Sociais e Políticas Públicas, que inclui as seguintes linhas: Teoria Procedimental da Gestão Pública Compartida; Teoria das Políticas Públicas; A Fundamentalidade dos Direitos de Participação Política; Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado; Empoderamento Social Local; Políticas Públicas de Gênero; Direitos Geracionais, diversidade e sistemas de políticas públicas; Controle Jurisdicional de Políticas Públicas; Competências Públicas Federativas em nível de Políticas Públicas e Políticas Públicas para uma nova jurisdição.

BASE DE DADOS

Atualmente, a Revista do Direito está indexada nas seguintes bases:  
   
Indexador Abrangência
1. Latindex - www.latindex.unam.mx Internacional
2. Sumários.Org - www.sumarios.org Nacional

v. 1, n. 54 (2018)

Sumário

Editorial

Editorial
Rosane Teresinha Carvalho Porto
PDF
1

Artigos

Eligio Resta
PDF
2-19
José Adércio Leite Sampaio
PDF
20-39
Núria Belloso Martín, Clóvis Gorczevski
40-58
Carlos Henrique Machado, Ricardo Soares Stersi dos Santos, João Ricardo Catarino
PDF
59-85
Gabriella Crepaldi
PDF
86-98
Willy Potrich da Silva, Américo Bedê Freire Jr.
PDF
99-119
Danilo Henrique Nunes, Lucas Souza Lehfeld
PDF
120-143
Emerson Gabardo, Daniel Wunder Hachem, Guilherme Hamada
PDF
144-185
Eveline Vieira Brigido, Fabiola Wust Zibetti, Liton Lanes Pilau Sobrinho
186-204
Flavia Piovesan, Daniel Castanha de Freitas
PDF
205-225