O processo de adaptação cinematográfica em ensaio sobre a cegueira: de José Saramago a Fernando Meirelles

Carlos Alberto Ossanes

Resumo


RESUMO: Com o surgimento do cinema no século XIX, inúmeras obras literárias foram adaptadas para a linguagem fílmica. Engajada nessa temática, esta pesquisa tem por principal objetivo compreender os mecanismos utilizados pelo cinema para equalizar os componentes narrativos da obra cinematográfica em relação à literária no processo de adaptação – e a manifestação desses componentes –, especificamente, em Ensaio sobre a Cegueira, obra escrita originalmente em 1995 pelo português José Saramago e lançada sob a forma de longa-metragem em 2008, pelo brasileiro Fernando Meirelles. Para tal tarefa, faz-se uso, além da literatura teórica relevante à analise, do roteiro adaptado do filme, de Don McKellar, anexo ao fim do livro escrito por Fernando Meirelles sobre a produção e gravação de seu filme, Cegueira, um ensaio (2010). Na referida pesquisa, analisar-se-á o processo de adaptação que levou Ensaio sobre a cegueira ao cinema, com a finalidade de se chegar às minúcias da caracterização das personagens e do ambiente, bem como de outros elementos como foco narrativo e, com especial atenção, a manifestação dos narradores na referida obra cinematográfica. Assim, a proposta do trabalho é traçar um paralelo entre literatura e cinema por essas duas obras, para que se destaquem, além das problemáticas enfrentadas no processo de adaptação, as divergências e convergências entre a apresentação dos elementos narrativos em ambas as linguagens.

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