A PROPORÇÃO ÁUREA E A INFLUÊNCIA DE MICHELANGELO BUONARROTI (1475-1564) NO HOMEM MUSCULAR DE GASPAR BECERRA (1520-1570)

Dauana Ioara Prass, Pamela Brambilla Bagatini, Léder Leal Xavier, Luciano Buso, Deivis de Campos

Resumo


Este trabalho fornece evidências de que uma das ilustrações mais conhecidas na história da anatomia humana, intitulada o homem muscular, pode ter sido elaborada de acordo com os princípios básicos de uma relação matemática conhecida como a proporção áurea (1.6). O homem muscular foi ilustrado pelo espanhol Gaspar Becerra (1520-1570) e publicado em um livro sobre a História da Composição do Corpo Humano (1556) por Juan Valverde de Amusco (ca.1525-1587). Nessa ilustração, o homem muscular recebe o título de Taoula. I. del Lib. II, cuja sua mão direita empunha uma pele escalpelada, e a esquerda, um escalpelo/bisturi. A proporção áurea se apresenta como uma propriedade matemática extremamente importante, e desde a sua descoberta, se verifica que ela está incorporada na organização de numerosas estruturas biológicas, tanto no reino vegetal, quanto animal. Assim, de forma surpreendente, a proporção áurea demonstra ser universal, e ela se apresenta na organização dos ossos de humanos e outros animais, na ramificação de veias e nervos, na disposição das pétalas das flores, nos galhos das árvores, na formação de galáxias, na formação de furacões, na geometria dos cristais, nas proporções de compostos químicos e até mesmo nas moléculas de DNA das células. Além disso, ela também está presente em inúmeras obras de arte do período da Renascença, pois a literatura especializada tem descrito que ela representa um modelo perfeito de proporção e estética. Portanto, decidiu-se verificar se a proporção áurea está presente no homem muscular de Gaspar Becerra. Através do software Image Pro Plus 6.0 [Média Cybernetics, Silver Spring, MD, EUA], verificou-se que além da proporção áurea estar presente no Taoula. I. del Lib. II, a sua forma também se assemelha ao padrão que foi usado unicamente por Michelangelo Buonarroti (1475-1564) em famosas obras, tais como A Criação de Adão (1511) e o São Bartolomeu (1536-1541), situados na Capela Sistina, em Roma, Itália. Esses resultados são inéditos na literatura. Nem mesmo na biografia de Michelangelo, escrita por Giorgio Vasari (1511-1574) em 1550, a qual é um documento histórico primordial sobre a vida e obra do artista, existe qualquer menção sobre o uso da proporção áurea nas obras do artista, ou de alguma orientação que ele passou aos seus alunos sobre essa propriedade matemática. Entretanto, a partir da descoberta apresentada neste trabalho, pode-se inferir que Gaspar Becerra pode ter aprendido a técnica de utilização da proporção áurea diretamente com Michelangelo Buonarroti.



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