A PROPORÇÃO ÁUREA E A INFLUÊNCIA DE MICHELANGELO BUONARROTI (1475-1564) NO HOMEM MUSCULAR DE GASPAR BECERRA (1520-1570)
Resumo
Este trabalho fornece evidências de que uma das ilustrações mais conhecidas na história da anatomia humana, intitulada o homem muscular, pode ter sido elaborada de acordo com os princípios básicos de uma relação matemática conhecida como a proporção áurea (1.6). O homem muscular foi ilustrado pelo espanhol Gaspar Becerra (1520-1570) e publicado em um livro sobre a História da Composição do Corpo Humano (1556) por Juan Valverde de Amusco (ca.1525-1587). Nessa ilustração, o homem muscular recebe o título de Taoula. I. del Lib. II, cuja sua mão direita empunha uma pele escalpelada, e a esquerda, um escalpelo/bisturi. A proporção áurea se apresenta como uma propriedade matemática extremamente importante, e desde a sua descoberta, se verifica que ela está incorporada na organização de numerosas estruturas biológicas, tanto no reino vegetal, quanto animal. Assim, de forma surpreendente, a proporção áurea demonstra ser universal, e ela se apresenta na organização dos ossos de humanos e outros animais, na ramificação de veias e nervos, na disposição das pétalas das flores, nos galhos das árvores, na formação de galáxias, na formação de furacões, na geometria dos cristais, nas proporções de compostos químicos e até mesmo nas moléculas de DNA das células. Além disso, ela também está presente em inúmeras obras de arte do período da Renascença, pois a literatura especializada tem descrito que ela representa um modelo perfeito de proporção e estética. Portanto, decidiu-se verificar se a proporção áurea está presente no homem muscular de Gaspar Becerra. Através do software Image Pro Plus 6.0 [Média Cybernetics, Silver Spring, MD, EUA], verificou-se que além da proporção áurea estar presente no Taoula. I. del Lib. II, a sua forma também se assemelha ao padrão que foi usado unicamente por Michelangelo Buonarroti (1475-1564) em famosas obras, tais como A Criação de Adão (1511) e o São Bartolomeu (1536-1541), situados na Capela Sistina, em Roma, Itália. Esses resultados são inéditos na literatura. Nem mesmo na biografia de Michelangelo, escrita por Giorgio Vasari (1511-1574) em 1550, a qual é um documento histórico primordial sobre a vida e obra do artista, existe qualquer menção sobre o uso da proporção áurea nas obras do artista, ou de alguma orientação que ele passou aos seus alunos sobre essa propriedade matemática. Entretanto, a partir da descoberta apresentada neste trabalho, pode-se inferir que Gaspar Becerra pode ter aprendido a técnica de utilização da proporção áurea diretamente com Michelangelo Buonarroti.
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