TÓPICOS DE AVALIAÇÃO QUALIS-CAPES PERIÓDICOS (2017-2018): NOVOS CRITÉRIOS PARA A EDUCAÇÃO E RECONSIDERAÇÃO DA REFLEXÃO E AÇÃO

Cristiane Corneli, Cheron Zanini Moretti, Moacir Fernando Viegas

Resumo


O presente resumo tem como objetivo apresentar o processo de manutenção da Revista Reflexão e Ação na Plataforma Educ@, sistema SciElo, e submissão ao Redalyc, bem como evidenciar os tópicos de avaliação e reconsideração quanto ao Qualis Periódicos atribuído à revista na última avaliação para a classificação nos novos estratos (A1, A2, A3, A4, B1, B2, B3, B4 ou C). A Reflexão e Ação é a revista do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Está comprometida com a discussão das problemáticas contemporâneas da área educacional em sua historicidade e complexidade.  Está preocupada em divulgar a produção científica da área da educação e afins, que em seu conjunto constituem um processo de mediação entre a ação e a reflexão da práxis pedagógica. Para isso, conta com a contribuição de educadores/as e pesquisadores/as ligados às instituições cujas expressões têm alcance nacional e internacional. Na sua origem, em 1992, a linha editorial da revista expressava as mediações educativas do Departamento de Educação da UNISC, através do foco nos temas da formação de professores/as e educação popular. Na medida em que se ampliaram as ações de educação e pesquisa na universidade, com a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação, em 2008, ampliou também o seu universo temático para contemplar as diferentes linhas de pesquisas. A Reflexão e Ação é veiculada exclusivamente por meio eletrônico desde o ano de 2007. O Qualis Periódicos/CAPES correspondente ao período de 2013-2016 da Reflexão e Ação é B1 na Educação e A2 no Ensino. A revista está indexada em 07 Diretórios, duas Bases de Dados e cinco Catálogos. No ano de 2019, iniciou-se um trabalho de revisão dos critérios de indexação e de alimentação de dados para a manutenção da Revista em cada um deles. Com isso, o periódico foi submetido à Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc) e para a Plataforma Educ@, prioritariamente. Partindo desse objetivo precípuo, a Reflexão e Ação se deteve no processo de reformulação das diretrizes para submissão de trabalhos científicos e no atendimento da exigência da diversidade institucional por publicação, fomentando a submissão de artigos de autores/as vinculados/as às instituições estrangeiras, a publicação de artigos em língua inglesa e espanhola, além da adoção do registro da identificação no ORCID nos metadados da submissão como condicionante ao processo de avaliação por pares. Recentemente, foi elaborado pelos/as editores/as um documento para a reconsideração da avaliação do Qualis atribuído à Revista na última avaliação da CAPES (A4 Qualis Único). Dentre os instrumentos de avaliação, encontram-se os indicadores bibliométricos para a definição de impactos. Nesse momento, o Google Acadêmico está sendo utilizado pela Reflexão e Ação, possuindo Índice h = 12 e Índice 5 = 11. No referido documento, foram explanados cada um dos critérios atendidos pelo periódico, questionando o atual estrato a ele atribuído. Para o seu cumprimento, foram adotadas medidas de estudo e pesquisa coletiva entre os/as editores/as gerentes e a bolsista, com apoio da Edunisc/Revistas On-line – SEER, bem como novas ações para a continuidade de melhorias.

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