UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DA AGROINDÚSTRIA FAMILIAR DE VINHOS
Resumo
Agroindústria familiar é uma estratégia de reprodução social e de desenvolvimento rural importante da agricultura familiar, responsável pela fixação das famílias no campo, pela diversificação de atividades produtivas nas propriedades rurais, pela geração de renda nas famílias (GAZOLLA; PELEGRINI, 2006). Dessa forma, a agroindústria surge como uma alternativa na busca de novos nichos de mercados, utilizando-se da maior diversidade de produtos existentes em grande parte das propriedades familiares e na diferenciação dos produtos através da sua transformação dentro da propriedade, com o uso da mão-de-obra familiar (WILKINSON, 2008). Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é avaliar as estratégias de aproximação do consumidor com a vinícola. Para tanto, o empreendedorismo envolve a exploração de novas oportunidades para gerar valor e as empresas devem atuar de forma estratégica. Nesse sentido, o empreendedorismo estratégico é o ato de empreender com perspectiva estratégica (HITT et al., 2001) e pode ser atribuído as agroindústrias. A pesquisa foi feita com base em um estudo de caso único, por meio de uma entrevista semiestruturada de caráter qualitativo (YIN, 1995) junto à vinícola Velho Amâncio em outubro de 2018, localizada no município de Itaara, região central do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados indicam que a agroindústria familiar de vinho, como a Vinícola Velho Amâncio, consegue produzir vinhos de qualidade devido ao crescimento de ações governamentais. Tais ações identificam a prática do turismo e do lazer como atividades importantes para contribuir com o desenvolvimento das localidades e fomento ao turismo, bem como a região central têm potencialidades de ser mais bem explorada. Entretanto, a vinícola apresenta dificuldade de acesso aos canais de comercialização, pois dificilmente o vinho sem ser experimentado vai atrair o consumidor se comparado às marcas mais consolidadas. Observa-se que a referida vinícola está incluindo as novas tendências de mercado através da divulgação do seu produto, participação de feiras, organização de eventos na própria vinícola para que, assim, o público possa ter conhecimento do vinho produzido. Essas visitações geram fontes de renda, pois proporcionam a degustação, garantem confiabilidade do vinho e a interação dos elos da cadeia sem haver intermédio. Além de ser uma alternativa para quem busca lazer, ir até a vinícola ou participar dos eventos gera uma nova alternativa para agregação de valor ao vinho. Conclui-se que por meio da diversificação de atividades produtivas e do desenvolvimento local é possível que pequenas vinícolas familiares alcancem mercados estratégicos para comercialização.
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