HABILIDADES PARA GESTÃO DE PROJETOS – PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Dantom Guilherme Helfer, Tagiani Brizolla Duarte de Moura Goulart, Sandra Elisia Lemões Iepsen, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


Devido a nova revolução industrial, chamada pelos alemães de Indústria 4.0, emerge a necessidade de aprimoramentos de competências técnicas e habilidades interdisciplinares, pois se torna essencial o desenvolvimento da capacidade de adaptação das pessoas que irão trabalhar nas indústrias e organizações. Motivados pelas inovadoras tecnologias que serão implementadas nas companhias, os conhecimentos em gestão de projetos ganham maior relevância para essas transformações. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar a percepção de alunos do nono semestre da Engenharia de Produção sobre as competências necessárias para Gestão de Projetos, tendo em vista os novos modelos de trabalho. Visando cumprir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para entendimento teórico-metodológico de estudos semelhantes realizados em países que trabalham com este contexto. Após, um formulário de levantamento de dados foi aplicado junto aos futuros engenheiros de produção com o intuito de saber quais as principais competências para um Gestor de Projetos. Eles responderam sobre as habilidades mais importante no seu ponto de vista para o gerenciamento de projetos. O conteúdo das respostas foi analisado e os principais pontos foram destacados. Na primeira etapa da pesquisa foi realizada uma busca na base Scopus (“all fields”), onde foram usados os termos de busca “Project management”, “skill” e “survey”, foram encontrados 5408 documentos. Após foram aplicados os filtros: “article” e “review”. Nesta etapa considerou-se publicações no período de 2015 a Julho de 2019. Nesta coleta de documentos o número passou para 586 artigos e revisões. A partir desta triagem foram identificados autores que mais publicaram no período, sendo eles: Chan, A. P. C. (11 documentos) e Edwards, D. J.; Owusu-Manu, D. G.; e Zhao, X. (6 documentos). Também observou-se que com o passar dos anos houve um aumento no número das publicações sobre o tema, sendo os países que mais publicaram Estados Unidos e Austrália. Na segunda etapa, realizou-se uma pesquisa com os alunos onde foi possível realizar um estudo comparativo entre os conceitos abordados na bibliografia sobre as competências necessárias para Gestão de Projetos, e a percepção dos alunos. O software Atlas.Ti. foi utilizado para criar de uma nuvem de palavras facilitando a interpretação da pesquisa. Acrescenta-se ainda que, dos resultados encontrados destaca-se a percepção dos alunos sobre o gerenciamento de projetos, onde as competências mais mencionadas foram: Comunicação, Trabalho em equipe, Liderança, Conhecimento em gestão de projetos, Gerenciamento de Conflitos, Iniciativa e Negociação. Cada pessoa tem um modo de pensar e agir, muito por conta da criação e do meio em que vive, com isso conclui-se que o resultado da pesquisa confirmou o que diz o PMI (Project Management Institute), que as habilidades de um gestor de projeto são: Liderança, Construção de equipes, Motivação, Comunicação, Influencia, Tomada de decisões, Consciência política e cultural, Negociação, Ganho de confiança, Gerenciamento de conflitos e Coaching. Desta forma, conclui-se que os alunos estão cientes das habilidades interpessoais que os novos profissionais de Gestão de Projetos terão de possuir para lidar com as novas tecnologias propostas pela Indústria 4.0.


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