MENINAS NAS CIÊNCIAS: DESENVOLVENDO HABILIDADES NAS ENGENHARIAS

Pâmela Rodrigues de Oliveira, Aline da Rosa Ortiz, Fernanda Theisen, Cássio Denis de Oliveira, Letícia Diesel.

Resumo


Ao longo da história, a indústria de modo geral se mostra como uma importante ferramenta de impulso do desenvolvimento e melhoria da vida do ser humano. Sendo ela o elo de ligação entre as cadeias produtivas, neste contexto, a engenharia contribui de modo acentuado no desenvolvimento da indústria, podendo ser através da elaboração de novas tecnologias, criação de métodos e originando novos produtos e serviços. Desse modo, a engenharia por sua vez possui um alto impacto social, no qual lhe é atribuído a função de proporcionar para a sociedade soluções para significativos problemas. Porém, ampliar a participação feminina em atividades científicas na área tecnológica, principalmente na engenharia, é uma necessidade que demanda ações específicas. Verifica-se nesta área, tida como essencialmente masculina, que o perfil de distribuição é muito desigual. De acordo com dados do I Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma análise por sexo mostra que o número de mulheres graduadas nessas áreas é inferior ao número de homens. Desta forma, o projeto visa desenvolver habilidades e conhecimentos de engenharia, estimulando e promovendo o incentivo da atuação feminina na área. Com isso, foram selecionadas alunas de cinco escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul, sendo elas, E.E.E.M. Estado de Goiás, E.E.E.M. Nossa Senhora da Esperança, E.E.E.M. Nossa Senhora do Rosário, E.E.E.M. José Euclides Kliemann e Colégio Estadual Prof. Luiz Dourado, para participar do projeto. Acompanhadas pela coordenadora do mesmo, professoras das escolas, técnicos e de alunas da graduação da UNISC, desenvolvem projetos específicos que ocorrem em oficinas realizadas dentro dos laboratórios de engenharia da universidade. Os projetos desenvolvidos pelas alunas do ensino fundamental e médio das escolas consistem na construção de maquetes funcionais com os kits da Fischertecknics. Esse ambiente é voltado para o conhecimento e descoberta dos princípios básicos das engenharias, através da utilização dos kits de montagens, que permitem a simulação de objetos e construção de experimentos, ocorrendo uma interação com os conteúdos que são abordados em disciplinas do ensino fundamental, médio e do ensino superior, tais como Física, Mecânica Geral, Ergonomia, Engenharia do Produto, entre outras. Desta forma, o projeto cria oportunidades de conhecimento técnico, desenvolvimento do senso crítico e a experimentação dos conceitos estudados, gerando interesse na área tecnológica e incentivando o ingresso das alunas no campo das ciências e engenharias.




Apontamentos

  • Não há apontamentos.