AS AÇÕES ESTRATÉGICAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES AUTISTAS
Resumo
O tema do presente estudo diz respeito ao direito à educação de crianças e adolescentes autistas, sendo delimitado nas ações estratégicas de atendimento educacional para a inclusão escolar de crianças e adolescentes autistas. O problema de pesquisa questiona de que forma vem ocorrendo a inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista no Brasil? O objetivo geral é compreender as ações estratégicas desenvolvidas no contexto educacional brasileiro para a garantia da inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. Com tal finalidade genérica e, buscando responder ao problema de pesquisa, foram desenvolvidos os seguintes objetivos específicos no sentido de analisar o direito à educação no Brasil sob a perspectiva inclusiva; verificar os desafios enfrentados no contexto educacional de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista e identificar ações estratégicas de inclusão escolar de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. A hipótese inicial identifica que a inclusão escolar depende de múltiplos fatores para a sua concretização, especialmente os que estão relacionados a disponibilidade de recursos para a oferta de políticas públicas educacionais, bem como para a capacitação técnica adequada dos profissionais que atuam na rede escolar. A metodologia deste estudo consiste no método de abordagem dedutivo, enquanto o método de procedimento é o monográfico e a técnica de pesquisa utilizada foi a bibliográfica e documental. Portanto, constata-se que, apesar da previsão legal que assegura o acesso aos instrumentos educacionais inclusivos, a concretização prática de tais mecanismos depende de um olhar conjunto atento as demandas sociais contemporâneas, dotadas de diversidade, para que meninos e meninas com autismo desenvolvam o sentimento de pertencimento a partir da verdadeira inclusão escolar
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