Consumo e atitude dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral Paranaense

Autores

  • Marcelo Varenhold Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Chayenne Aparecida Goes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.12894

Palavras-chave:

Turismo Gastronômico, Indicação Geográfica, Litoral Paranaense

Resumo

Elementos gastronômicos locais podem expressar contextos (econômicos, históricos, culturais e ambientais) particulares. Seu consumo no turismo pode ser o auge de uma experiência turística ou um serviço de apoio ao consumidor, dependendo de circunstâncias específicas. É importante, portanto, entender o comportamento do turista com relação aos elementos existentes para que se possa pensar alternativas no sentido de incrementar a sua experiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar o consumo e as atitudes dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral paranaense. Para isto houve estudo bibliográfico sobre os temas de indicação geográfica e turismo gastronômico; análise documental e, por fim, a aplicação de questionário online aos visitantes do Litoral paranaense (obtendo total de 188 respostas). Após análise dos dados, se verificou que a região litorânea do Paraná possui alguns produtos considerados “do litoral”, entre os quais quatro com processos de indicação geográfica em andamento (Cachaça, Farinha de Mandioca, Bala de Banana e Serviço Gastronômico do Barreado). O turista consome diversos dos produtos e àqueles que possuem pleito de IG se destacam nesse quesito. Além disso a região tem potencial para o turismo gastronômico e foi possível verificar que algumas atividades já são desenvolvidas, mas outras ainda podem ser operacionalizadas. Isso porque foi percebida atitude favorável com relação a essas.

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Biografia do Autor

Marcelo Varenhold, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, membro do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG).

Chayenne Aparecida Goes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, membro do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG).

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora no Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DETUR/UEPG) e no Programa de Ciências Sociais Aplicadas da UEPG (PPGCSA/UEPG). Líder do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG). Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP).

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Publicado

2019-07-16

Como Citar

Varenhold, M., Goes, C. A., & Medeiros, M. de L. (2019). Consumo e atitude dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral Paranaense. Ágora, 21(1), 42-54. https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.12894

Edição

Seção

Dossiê: Gastronomia, história e região: das perspectivas históricas ao enoturismo, a enogastronomia e a cozinha regional