Consumo e atitude dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral Paranaense

Autores/as

  • Marcelo Varenhold Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Chayenne Aparecida Goes Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Mirna de Lima Medeiros Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.12894

Palabras clave:

Turismo Gastronômico, Indicação Geográfica, Litoral Paranaense

Resumen

Elementos gastronômicos locais podem expressar contextos (econômicos, históricos, culturais e ambientais) particulares. Seu consumo no turismo pode ser o auge de uma experiência turística ou um serviço de apoio ao consumidor, dependendo de circunstâncias específicas. É importante, portanto, entender o comportamento do turista com relação aos elementos existentes para que se possa pensar alternativas no sentido de incrementar a sua experiência. O presente trabalho teve como objetivo analisar o consumo e as atitudes dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral paranaense. Para isto houve estudo bibliográfico sobre os temas de indicação geográfica e turismo gastronômico; análise documental e, por fim, a aplicação de questionário online aos visitantes do Litoral paranaense (obtendo total de 188 respostas). Após análise dos dados, se verificou que a região litorânea do Paraná possui alguns produtos considerados “do litoral”, entre os quais quatro com processos de indicação geográfica em andamento (Cachaça, Farinha de Mandioca, Bala de Banana e Serviço Gastronômico do Barreado). O turista consome diversos dos produtos e àqueles que possuem pleito de IG se destacam nesse quesito. Além disso a região tem potencial para o turismo gastronômico e foi possível verificar que algumas atividades já são desenvolvidas, mas outras ainda podem ser operacionalizadas. Isso porque foi percebida atitude favorável com relação a essas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo Varenhold, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, membro do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG).

Chayenne Aparecida Goes, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Bacharel em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, membro do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG).

Mirna de Lima Medeiros, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora Doutora no Departamento de Turismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DETUR/UEPG) e no Programa de Ciências Sociais Aplicadas da UEPG (PPGCSA/UEPG). Líder do Centro de estudos em gestão estratégica de marketing em Turismo (MarkTur/UEPG). Pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic/ USP).

##submission.downloads##

Publicado

2019-07-16

Cómo citar

Varenhold, M., Goes, C. A., & Medeiros, M. de L. (2019). Consumo e atitude dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral Paranaense. Ágora, 21(1), 42-54. https://doi.org/10.17058/agora.v21i1.12894

Número

Sección

Dossiê: Gastronomia, história e região: das perspectivas históricas ao enoturismo, a enogastronomia e a cozinha regional