SUPERANDO A EDUCAÇÃO BANCÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Autores/as

  • Erika Collischonn

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.117

Palabras clave:

Formação de professores. Experimentação. Clima urbano.

Resumen

O artigo destaca a necessidade de valorização da concepção didática baseada na experimentação no ensino de climatologia em cursos de formação de professores de geografia. A experiência didática tem demonstrado que a leitura e interpretação de dados e informações fornecidas pela meteorologia não garantem a apreensão do conhecimento relacionado à climatologia. O aluno dificilmente reconstrói o processo da descoberta, elaboração e utilização dos instrumentos que dão origem a estes dados se não aprender como é o seu funcionamento e não acompanhar um levantamento de dados. Normalmente ocorre certa mitificação da etapa de medição dos fenômenos. Isto ocorre porque, por um longo período, a formação acadêmica em geografia afastou-se da experimentação. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para os Cursos de Geografia no país, aprovados em 2001 revalorizam a apropriação de conceitos científicos através da experimentação e destacam a necessidade de decodificar o conhecimento elaborado pela pesquisa para o processo de ensino aprendizagem da geografia. O artigo apresenta um exemplo de aplicação desta proposta num curso noturno de formação de professores na disciplina de Climatologia. O tema em questão foi o clima urbano.

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Publicado

2007-11-30

Cómo citar

Collischonn, E. (2007). SUPERANDO A EDUCAÇÃO BANCÁRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO. Ágora, 13(1), 205-228. https://doi.org/10.17058/agora.v13i1.117

Número

Sección

Artigos