Alterícidio por apropriação cultural: O caso do acarajé
DOI:
https://doi.org/10.17058/agora.v23i1.15956Palabras clave:
acarajé, apropriação cultural, Turismo, Estudos Culturais, gourmetizaçãoResumen
O presente artigo tem como o objetivo discutir processos de apropriação cultural que ocorrem no âmbito do Turismo e suas consequências relativas a esta atividade nas dinâmicas sociais das regiões e dos povos. Para tanto, as discussões serão feitas a partir de análises interdisciplinares, considerando as perspectivas dos Estudos Culturais, articuladas ao campo do Turismo e da Gastronomia. O estudo toma como base dados históricos e contemporâneos, referentes ao perfil do viajante no Brasil e em partes do mundo, bem como através de estudos de casos sobre a gourmetização do acarajé, conceitos e perspectivas sobre culturas e humanidade.Descargas
Citas
ALPES, Keyla Gislane Oliveira. A racionalidade que norteia o Turismo de Base Comunitária: observação da iniciativa turística da Ilha de Deus em Recife -Pernambuco. 2019. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34239
BAHLS, A. A.; KRAUSE, R. W.; FARIAS, F. S. Planejamento Gastronômico em Destinos Turísticos: Uma Comparação entre o Panorama Nacional e o Estrangeiro. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 7, n. 2, p. 223-241, 2015.
BARBOSA, Ycarim Melgaço. História das viagens e do turismo. São Paulo: Aleph, 2002.
BARRETTO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo. Campinas: Papirus, 1995.
BOZZANO, Horacio. Territorios reales, Territórios pensados, Territorios posibles. Buenos Aires: Espacio Editorial, 2000.
BRASIL. 2020. Ministério do Tursimo (MTur). Boletim do Turismo Doméstico Brasileiro - 3º trimestre de 2019. Disponível em: http://www.dadosefatos.turismo.gov.br/ Acesso em: 27 out. 2020.
BRASIL. 2020. Ministério do Tursimo (MTur). Ministério do Turismo regulamenta transporte de turistas no país. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/ultimas-noticias/2990-mtur-regulamenta-transporte-de-turistas-no-pais.html. Acesso em: 29 out. 2020.
BRASIL.2016. Fundação Cultural Palmares. Você conhece o Acarajé? Disponível em: http://www.palmares.gov.br/?p=43698. Acesso em: 29 out. 2020.
COLUNA DO TURISMO. O acarajé gigante do Breezes Bahia. Disponível em: https://colunadeturismo.blogspot.com/2009/07/o-acaraje-gigante-do-breezes-bahia.html. Acesso em: 29 out. 2020.
CRISÓSTOMO, Francisco Roberto. Turismo & Hotelaria. São Paulo: DCL, 2004.
FERNANDES, Marta Sofia Mineiro Lima. Análise dos atributos valorizados pelos clientes de negócios e de lazer em hotéis. 2014. Dissertação (Mestrado em Marketing). Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. Lisboa, 2014.
FRANZONI, Elisa. A gastronomia como elemento cultural, símbolo de identidade e meio de integração. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa, Universidade Nova Lisboa. Lisboa, 2016.
FRANCO, Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. São Paulo: Senac, 2001.
GARCIA, Anny Gabriely Araújo. Gestão de recursos humanos na indústria do turismo em Portugal: tendências futuras do capital humano: um estudo exploratório em unidades hoteleiras no Distrito de Coimbra. 2016. Dissertação (Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Recursos Humanos). Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão. Vila do Conde, 2016.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
GOIS, Alcelmo. COVID-19: turismo no Brasil deve ter queda de 39% no faturamento este ano. Disponível em: https://fgvprojetos.fgv.br/noticias/o-globo-covid-19-turismo-no-brasil-deve-ter-queda-de-39-no-faturamento-este-ano. Acesso em: 1 nov. 2020.
GRONOW, Jukka. The Sociology of taste. London: Routledge, 1993.
KNAFOU, Remy. Turismo e território: por uma abordagem científica do turismo. In: RODRIGUES, Adyr B. (org.). Turismo e geografia. São Paulo, Hucitec, 1999, p. 62 – 74.
LÉVI-STRAUSS, C. O cru e o cozido: Mitológicas I. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
LONG, Lucy M.. Cultural Politics in Culinary Tourism with Ethnic Foods. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 58, n. 3, p. 316-324, Jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020180313
LOURENÇO, Emília Uema. O fenômeno da gourmetização. 2016. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social).Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
MBEMBE, Achille. Crítica da razão negra. Lisboa: Antígona, 2013.
PINHEIROS, Lisandra Barbosa Macedo. Negritude, apropriação cultural e a “crise conceitual” das identidades na modernidade. In: Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Lugares dos historiadores velhos e novos desafios, 2015. Disponível em: http://snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1427821377_ARQUIVO_LISANDRA-TEXTOCOMPLETOANPUH2015.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.
SCAFIDI, S. Who Owns Culture? Appropriation and Authenticity in American Law. New Brunswick: Rutgers University Press, 2005.
SCHMITZ, Felipe E. B.; BRITO, Parcilene Fernandes. Aplicação da técnica de Text Mining para comentários relacionados ao contexto do Turismo. In: Anais do 18º Congresso de Computação e Sistemas de Informação (ENCOINFO), Palmas, 2016.
SEBRAE. Respostas Sebrae, 2019. Disponível em: https://respostas.sebrae.com.br/. Acesso em: 2 nov. 2020.
SILVA, Míriam Rayane. Amenities como estratégia de marketing e satisfação de clientes: análise dos produtos de higiene pessoal em hotéis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2016.
SOUZA, Marcelo José. O território: sobre espaço e poder, autonomia e desenvolvimento. In: CASTRO, Iná Elias (et alli) (org.). Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand, 1995, p. 77 - 116.
TRIPADVISOR. 2020. Acarajé Gourmet: Disponível em: https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g303270-d15810465-Reviews-Acaraje_Gourmet-Porto_Seguro_State_of_Bahia.html. Acesso em: 2 nov. 2020.
TURISMO DE EXPERIÊNCIA: O Que é e Formas de Aplicabilidade. Disponível em: https://respostas.sebrae.com.br/ Acesso em: 20 out. 2020.
UNWTO. 1991. General Assembly Documents. Disponível em: https://www.e-unwto.org/toc/unwtogad/1991/1. Acesso em: 2 nov. 2020.
UNWTO. 2017. Tourism and Culture. Disponível em: https://www.unwto.org/tourism-and-culture. Acesso em: 2 nov. 2020.
WILLIAM, Rodney. Apropriação cultural. São Paulo: Pólen, 2019.
WORLD TRAVEL AND TOURISM COUNCIL. (WTTC). Travel and Tourism: Global Economic Impact. Disponível em: https://www. wttc.org/-/media/files/reports/economicimpact-research/2017-documents/globaleconomic-impact-and-issues-2017.pdf. Acesso em: 2 nov. 2020.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.