Conhecer para cuidar: percepção do acolhimento entre usuários e profissionais na experiência do PET-Saúde
DOI:
https://doi.org/10.17058/reci.v3i1.2704Resumo
Justifi cativa e Objetivos: O acolhimento é ferramenta necessária para promover mudança no processo de trabalho em saúde, construir laços capazes de manter a relação terapêutica, garantir qualidade de acesso aos serviços de saúde e promover a autonomia do cidadão. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o acolhimento em saúde a partir da percepção de usuários e profi ssionais de saúde de uma Unidade de Saúde da Família de Recife-PE. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, utilizando a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados foram coletados através de observação direta e entrevista semi-estruturada aplicado a 11 profi ssionais e 28 usuários. Resultados: Para a maioria dos entrevistados o acolhimento seria instrumento de humanização concretizado a partir da formação do vínculo, da organização do processo de trabalho, da gestão participativa e da qualidade do acesso oferecido pelo serviço. Conclusão: Conclui-se que o acolhimento pode ser considerado uma nova tecnologia do cuidado no âmbito da saúde, já que contempla toda a estrutura organizacional e fi losófi ca da Estratégia de Saúde da Família, fazendo-se necessário uma participação ativa e efetiva de todas as categorias profi ssionais para sua concretização na prática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
The author must state that the paper is original (has not been published previously), not infringing any copyright or other ownership right involving third parties. Once the paper is submitted, the Journal reserves the right to make normative changes, such as spelling and grammar, in order to maintain the language standard, but respecting the author’s style. The published papers become ownership of RECI, considering that all the opinions expressed by the authors are their responsibility. Because we are an open access journal, we allow free use of articles in educational and scientific applications provided the source is cited under the Creative Commons CC-BY license.