Oficina de Controle de Ansiedade e Enfrentamento do Estresse com Universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12621

Palavras-chave:

universitários, adaptação acadêmica, ansiedade, estresse, estratégias de enfrentamento.

Resumo

O ensino superior é contexto no qual fatores ansiogênicos e estressores podem estar presentes. Assim, este estudo objetivou avaliar os níveis de estresse e de ansiedade antes e após a participação de universitários em oficinas de controle de ansiedade e de enfrentamento do estresse. A proposta das oficinas, delineada a partir dos princípios da clínica analítico-comportamental, contou com 8 sessões, com 2 horas de duração cada. Após darem seu consentimento por escrito, os 11 universitários participantes (em sua maioria jovens, em seu primeiro curso superior) preencheram, na 1a sessão de coleta de dados: 1) Questionário de dados sociodemográficos; 2) Inventário de Sintomas de Stress para Adultos (ISSL); e 3) Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Após a participação nas oficinas, foi realizada a 2a sessão de coleta de dados, com aplicação do ISSL e do BAI e de um questionário de satisfação do usuário. Os resultados evidenciaram que 90,9% dos participantes apresentaram estresse na 1a avaliação, todos na fase de resistência, sendo que esse percentual foi reduzido para 72,7% na 2a avaliação; 72,75% dos participantes apresentaram ansiedade tanto na 1a quanto na 2a avaliação, embora com redução da gravidade da ansiedade para alguns participantes. As oficinas foram positivamente avaliadas em função do autoconhecimento e autocontrole desenvolvidos, bem como pelo apoio social recebido pelos participantes. Discute-se as implicações dos resultados para a oferta de intervenções voltadas ao manejo e autorregulação das emoções na população universitária.

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Biografia do Autor

Fabiana Pinheiro Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente, é servidora pública da Universidade Federal do Espírito Santo como professora Adjunta do Departamento de Psicologia. Tem experiência como docente há 12 anos, atuando em cursos de graduação em Psicologia, Mestrado em Segurança Pública e outros cursos na área de Ciências Humanas. Também tem experiência como supervisora de estágio, coordenadora de estágio e coordenadora de curso de graduação em Psicologia. Atuou como professora de cursos de pós-graduação (especialização) e como coordenadora de curso de pós-graduação. Atuou por 10 anos em clínica particular, com Terapia Comportamental, na qual é especialista pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (2011). Foi servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo no cargo de Psicóloga por 2 anos. Foi membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), biênios 2011-2013 e 2013-2015. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas aos temas: 1) estresse e estratégias de enfrentamento com diferentes populações; 2) avaliação de resultados de intervenções na clínica analítico-comportamental com diversos públicos, especialmente com universitários; 3) violência contra a mulher. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente da ANPEPP, e do Grupo de Pesquisa Processos Psicológicos e Saúde do CNPq.

Nayara Stefenoni Kuster, Prefeitura Municipal de Colatina/ES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Realizou estudos sobre as estratégias de enfrentamento do estresse e da ansiedade em jovens universitários. Participou do projeto de extensão: Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando da UFES (SAPSIG). Possui o título Jovem Talento para Ciência, (CAPES), 2013. Linhas de pesquisa: psicologia clínica, psicoterapia, enfrentamento do estresse em universitários.

Juliana Nascimento Lucas Ramalhete, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é bolsista pesquisadora da FAPES no projeto Ocupação Social. Atou como bolsista do Programa de Projetos Especiais de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (PaEPE II) da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Integrante do LABAMP (Laboratório de Avaliação e Mensuração Psicológica). Membro do Grupo de Estudos e Práticas em Avaliação e Mensuração Psicológica (GEPAMP). Desenvolvimento de pesquisa com o tema: Adoecimento Universitário e Intervenção Psicológica pelo Departamento de Psicologia (DPSI) da UFES. Participou de desenvolvimento de pesquisa com os temas: Adoecimento Universitário e Intervenção Psicológica; Instrumento para intervenção em carreira; Processo de Migração de Espíritossantenses na Itália e Construção Identitária; e Construção Identitária e Processos de Socialização de Crianças e Jovens de uma comunidade rural - Estudo Longitudinal, desenvolvidos na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse de pesquisa e intervenção no campo de Carreira, Avaliação Psicológica, Adoecimento acadêmico, Migração e Construção Identitária. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, da Educação, Psicologia Clínica, Avaliação e Mensuração Psicológica, Orientação Profissional e Planejamento de Carreira, Saúde Coletiva e Psicologia Hospitalar. 

Cláudia Porto do Nascimento, Consultório particular

Psicóloga (CRP 16/5162), graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Formação em Terapia Comportamental (2015). Atua como psicóloga clínica realizando atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, e como voluntária em um projeto de extensão voltado para a promoção da saúde psicológica de universitários.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Ramos, F. P., Kuster, N. S., Ramalhete, J. N. L., & do Nascimento, C. P. (2019). Oficina de Controle de Ansiedade e Enfrentamento do Estresse com Universitários. PSI UNISC, 3(1), 121-140. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12621

Edição

Seção

Artigos