Workshop on Anxiety Control and Coping Stress with University Studentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12621

Keywords:

University, Academic adaptation, Anxiety, Stress, Coping strategies.

Abstract

College is a context in which anxiety and stressful factors may be present. Thus, this study aimed to evaluate the levels of stress and anxiety before and after the participation of university students in anxiety control and stress coping workshops. The proposal of the workshops, outlined from the principles of the analytical-behavioral clinic, counted on 8 sessions, each lasting 2 hours. After giving their written consent, the 11 participating university students (mostly young people, in their first university course) filled in the 1st session of data collection: 1) Questionnaire of sociodemographic data; 2) Inventory of Stress Symptoms for Adults (ISSL); and 3) Beck Anxiety Inventory (BAI). After the participation in the workshops, the 2nd session of data collection was carried out, with ISSL and BAI application and a user satisfaction questionnaire. The results showed that 90.9% of the participants presented stress in the 1st evaluation, all in the resistance phase, and this percentage was reduced to 72.7% in the 2nd evaluation; 72.75% of the participants presented anxiety in both the 1st and 2nd evaluation, although with reduction of anxiety severity for some participants in the 2nd evaluation. The workshops were positively evaluated due to the selfknowledge and self-control developed, as well as the social support received by the participants. It discusses the implications of the results for the provision of interventions aimed at the management and self-regulation of emotions in the university population.

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Author Biographies

Fabiana Pinheiro Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002) e Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Atualmente, é servidora pública da Universidade Federal do Espírito Santo como professora Adjunta do Departamento de Psicologia. Tem experiência como docente há 12 anos, atuando em cursos de graduação em Psicologia, Mestrado em Segurança Pública e outros cursos na área de Ciências Humanas. Também tem experiência como supervisora de estágio, coordenadora de estágio e coordenadora de curso de graduação em Psicologia. Atuou como professora de cursos de pós-graduação (especialização) e como coordenadora de curso de pós-graduação. Atuou por 10 anos em clínica particular, com Terapia Comportamental, na qual é especialista pelo Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento (2011). Foi servidora do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo no cargo de Psicóloga por 2 anos. Foi membro da diretoria nacional da Associação Brasileira de Ensino em Psicologia (ABEP), biênios 2011-2013 e 2013-2015. Atualmente desenvolve pesquisas ligadas aos temas: 1) estresse e estratégias de enfrentamento com diferentes populações; 2) avaliação de resultados de intervenções na clínica analítico-comportamental com diversos públicos, especialmente com universitários; 3) violência contra a mulher. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde da Criança e do Adolescente da ANPEPP, e do Grupo de Pesquisa Processos Psicológicos e Saúde do CNPq.

Nayara Stefenoni Kuster, Prefeitura Municipal de Colatina/ES

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Realizou estudos sobre as estratégias de enfrentamento do estresse e da ansiedade em jovens universitários. Participou do projeto de extensão: Serviço de Atenção Psicológica ao Graduando da UFES (SAPSIG). Possui o título Jovem Talento para Ciência, (CAPES), 2013. Linhas de pesquisa: psicologia clínica, psicoterapia, enfrentamento do estresse em universitários.

Juliana Nascimento Lucas Ramalhete, Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2017). Atualmente é bolsista pesquisadora da FAPES no projeto Ocupação Social. Atou como bolsista do Programa de Projetos Especiais de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (PaEPE II) da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Integrante do LABAMP (Laboratório de Avaliação e Mensuração Psicológica). Membro do Grupo de Estudos e Práticas em Avaliação e Mensuração Psicológica (GEPAMP). Desenvolvimento de pesquisa com o tema: Adoecimento Universitário e Intervenção Psicológica pelo Departamento de Psicologia (DPSI) da UFES. Participou de desenvolvimento de pesquisa com os temas: Adoecimento Universitário e Intervenção Psicológica; Instrumento para intervenção em carreira; Processo de Migração de Espíritossantenses na Itália e Construção Identitária; e Construção Identitária e Processos de Socialização de Crianças e Jovens de uma comunidade rural - Estudo Longitudinal, desenvolvidos na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui interesse de pesquisa e intervenção no campo de Carreira, Avaliação Psicológica, Adoecimento acadêmico, Migração e Construção Identitária. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, da Educação, Psicologia Clínica, Avaliação e Mensuração Psicológica, Orientação Profissional e Planejamento de Carreira, Saúde Coletiva e Psicologia Hospitalar. 

Cláudia Porto do Nascimento, Consultório particular

Psicóloga (CRP 16/5162), graduada pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Formação em Terapia Comportamental (2015). Atua como psicóloga clínica realizando atendimentos a crianças, adolescentes e adultos, e como voluntária em um projeto de extensão voltado para a promoção da saúde psicológica de universitários.

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Published

2019-01-03

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Ramos, F. P., Kuster, N. S., Ramalhete, J. N. L., & do Nascimento, C. P. (2019). Workshop on Anxiety Control and Coping Stress with University Studentes. PSI UNISC, 3(1), 121-140. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i1.12621

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