Uma Sistematização dos Estudos Nacionais em Psicologia Ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.12827

Palavras-chave:

Pessoa, Ambiente, Epistemologia, Psicologia Ambiental.

Resumo

A Psicologia Ambiental (PA) é uma disciplina que se propõe a estudar a inter-relação entre pessoa-ambiente, a partir da perspectiva de que ambos estão inseridos em um sistema de mútua influência. Ressalta-se que esta pesquisa sucedeu no Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM/UFSC). Com o objetivo de refletir acerca dos fundamentos epistemológicos dos estudos pessoa-ambiente, este estudo realizou uma análise da produção científica de artigos relacionados com o tema, disponíveis nas bases de dados Scielo, Pepsic, Indexpsi, BVS, LILACS. Utilizou-se os descritores pessoa, ambiente e psicologia ambiental, selecionados segundo os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). A partir da amostra nacional de 29 artigos científicos, foi verificado que a relação pessoa-ambiente em suas origens adotava uma perspectiva individualista, focada nos efeitos psicológicos que o ambiente causava nas pessoas. Posteriormente, estudou-se a pessoa-ambiente em uma perspectiva interacionista, na qual ambos são unidades separadas e possuem uma relação de causa e efeito. Já a partir de uma visão mais atual, pessoa e ambiente são vistos inseridos em um sistema de inter-relação, em que ambos se definem e se modificam mutuamente. Foi possível identificar que a ontologia atual é materialista, a antropologia é transacionalista e agente e a epistemologia é interacionista e construtivista. Verificou-se que há duas características principais na PA: construção do conhecimento científico a partir da abordagem multimétodos e interdisciplinar. Sugere-se a futuras pesquisas incorporar questões culturais nas investigações pessoa-ambiente, devido ao modo como influencia visões de mundo e construções urbanas e privadas.

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Biografia do Autor

Maísa Hodecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Igor Schütz dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Psicologia na UFSC, vinculado ao Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM). Possui especialização em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e formação em psicanálise pela Maiêutica Florianópolis. Psicólogo da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), atuando na Gerência Universidade Corporativa.

Maíra Longhinotti Felippe, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina, 2001), mestrado em Psicologia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2010) e doutorado em Tecnologia da Arquitetura (Università degli Studi di Ferrara, Itália, 2015). Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora em Pós-Doutorado no Laboratório de Psicologia Ambiental - LAPAM, no Departamento de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência no campo de conhecimento da Expressão Gráfica e dos Estudos Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental, especificamente nos seguintes temas: cuidado ambiental, apego ao lugar, linguagem e significado ambiental, ambientes restauradores, Arquitetura Escolar e Hospitalar. Dedica-se ao estudo do modo como ambientes para o cuidado da saúde, como hospitais, podem se tornar restauradores a partir de suas características físicas e da relação que as pessoas estabelecem com o lugar.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade de Valência

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Atualmente é Prof. Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, programas de prevenção e serviços de saúde que atendem usuários de drogas, atenção psicossocial, história da psicologia, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do Nùcleo de Pesquisa em Clínica da Atenção Psicossocial - PSICLIN/UFSC. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e docente. Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental-LAPAM. Exerce atividades de ensino, pesquisa extensão na área de Psicologia, com ênfase em psicologia educacional e psicologia ambiental. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora dos Acordos de Cooperação entre UFSC e Université de Nîmes (France) e; entre UFSC e University of California-UCDavis (USA).

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Publicado

2019-07-19

Como Citar

Hodecker, M., dos Santos, I. S., Felippe, M. L., Schneider, D. R., & Kuhnen, A. (2019). Uma Sistematização dos Estudos Nacionais em Psicologia Ambiental. PSI UNISC, 3(2), 126-141. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.12827