Una Sistematización de los Estudios Nacionales en Psicología Ambiental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.12827

Palabras clave:

Persona, Ambiente, Epistemología, Psicología Ambiental.

Resumen

La Psicología Ambiental (PA) es una disciplina que se propone a estudiar la interrelación entre persona-ambiente, desde la perspectiva de que ambos están insertados en un sistema de mutua influencia. Con el objetivo de presentar una sistematización de datos de los estudios en Psicología Ambiental en el contexto nacional, este estudio realizó un análisis de la producción científica de artículos relacionados con el tema, disponibles en las bases de datos Scielo, Pepsic, Indexpsi, BVS, LILACS. Se utilizó los descriptores persona, ambiente y psicología ambiental, seleccionados según los Descriptores en Ciencias de la Salud (DeCS). A partir de la muestra nacional de 29 artículos científicos, se verificó que la relación persona-ambiente en sus orígenes adoptaba una perspectiva individualista, enfocada en los efectos psicológicos que el ambiente causaba en las personas. Posteriormente, se estudió la persona-ambiente en una perspectiva interaccional, en la cual ambos son unidades separadas y poseen una relación de causa y efecto. A partir de una visión más actual, la persona y el ambiente se ven insertados en un sistema de interrelación, en el que ambos se definen y se modifican mutuamente. Fue posible identificar que la ontología actual es materialista, la antropología es transacionalista y agente y la epistemología es interaccionista y constructivista. Se verificó que hay dos características principales en la PA: construcción del conocimiento científico a partir del abordaje multiforme e interdisciplinario. Se sugiere a futuras investigaciones incorporar cuestiones culturales en las investigaciones persona-ambiente, debido al modo como influencia visiones de mundo y construcciones urbanas y privadas.

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Biografía del autor/a

Maísa Hodecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Igor Schütz dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Psicologia na UFSC, vinculado ao Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM). Possui especialização em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e formação em psicanálise pela Maiêutica Florianópolis. Psicólogo da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), atuando na Gerência Universidade Corporativa.

Maíra Longhinotti Felippe, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina, 2001), mestrado em Psicologia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2010) e doutorado em Tecnologia da Arquitetura (Università degli Studi di Ferrara, Itália, 2015). Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora em Pós-Doutorado no Laboratório de Psicologia Ambiental - LAPAM, no Departamento de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência no campo de conhecimento da Expressão Gráfica e dos Estudos Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental, especificamente nos seguintes temas: cuidado ambiental, apego ao lugar, linguagem e significado ambiental, ambientes restauradores, Arquitetura Escolar e Hospitalar. Dedica-se ao estudo do modo como ambientes para o cuidado da saúde, como hospitais, podem se tornar restauradores a partir de suas características físicas e da relação que as pessoas estabelecem com o lugar.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade de Valência

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Atualmente é Prof. Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, programas de prevenção e serviços de saúde que atendem usuários de drogas, atenção psicossocial, história da psicologia, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do Nùcleo de Pesquisa em Clínica da Atenção Psicossocial - PSICLIN/UFSC. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e docente. Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental-LAPAM. Exerce atividades de ensino, pesquisa extensão na área de Psicologia, com ênfase em psicologia educacional e psicologia ambiental. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora dos Acordos de Cooperação entre UFSC e Université de Nîmes (France) e; entre UFSC e University of California-UCDavis (USA).

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Publicado

2019-07-19

Cómo citar

Hodecker, M., dos Santos, I. S., Felippe, M. L., Schneider, D. R., & Kuhnen, A. (2019). Una Sistematización de los Estudios Nacionales en Psicología Ambiental. PSI UNISC, 3(2), 126-141. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.12827