A Systematization of the National Studies in Environmental Psychology

Authors

DOI:

https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.12827

Keywords:

Person, Environment, Epistemology, Environmental Psychology.

Abstract

Environmental Psychology (PA) is a discipline that studies the interrelation between person-environment, from the perspective that both are inserted in a system of mutual influence. With the objective of presenting a data systematization of studies in Environmental Psychology in the national context, this study carried out an analysis of the scientific production of articles related to the theme, available in SciELO, Pepsic, Indexpsi, VHL, LILACS databases. We used the descriptors person, environment and environmental psychology, selected according to the Descriptors in Health Sciences (DeCS). From the national sample of 29 scientific articles, it was verified that the person-environment relationship in its origins adopted an individualistic perspective, focused on the psychological effects that the environment caused in the people. Subsequently, the person-environment was studied in an interactionist perspective, in which both are separate units and have a cause-and-effect relationship. From a more current view, the person and environment are seen inserted in an interrelated system, in which both define and modify each other. It was possible to identify that the current ontology is materialist, anthropology is transactionalist and agent and epistemology is interactionist and constructivist. It was verified that there are two main characteristics in the PA: construction of scientific knowledge from the multi-method and interdisciplinary approach. For future researches is suggested to incorporate cultural issues into human-environment investigations, owing to the way it influences worldviews and urban and private constructions.

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Author Biographies

Maísa Hodecker, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Igor Schütz dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrando em Psicologia na UFSC, vinculado ao Laboratório de Psicologia Ambiental (LAPAM). Possui especialização em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente pela Universidade Cândido Mendes (UCAM) e formação em psicanálise pela Maiêutica Florianópolis. Psicólogo da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), atuando na Gerência Universidade Corporativa.

Maíra Longhinotti Felippe, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina, 2001), mestrado em Psicologia (Universidade Federal de Santa Catarina, 2010) e doutorado em Tecnologia da Arquitetura (Università degli Studi di Ferrara, Itália, 2015). Atualmente é Professora Substituta na Universidade Federal de Santa Catarina e Pesquisadora em Pós-Doutorado no Laboratório de Psicologia Ambiental - LAPAM, no Departamento de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência no campo de conhecimento da Expressão Gráfica e dos Estudos Pessoa-Ambiente, Psicologia Ambiental, especificamente nos seguintes temas: cuidado ambiental, apego ao lugar, linguagem e significado ambiental, ambientes restauradores, Arquitetura Escolar e Hospitalar. Dedica-se ao estudo do modo como ambientes para o cuidado da saúde, como hospitais, podem se tornar restauradores a partir de suas características físicas e da relação que as pessoas estabelecem com o lugar.

Daniela Ribeiro Schneider, Universidade de Valência

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Valencia - Espanha (2012). Atualmente é Prof. Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento e Prevenção Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: problemas relacionados ao uso de álcool e drogas, programas de prevenção e serviços de saúde que atendem usuários de drogas, atenção psicossocial, história da psicologia, Jean-Paul Sartre, psicologia existencialista. Coordenadora do Grupo de Pesquisa do CNPQ "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e Outras Drogas". Coordenadora do Nùcleo de Pesquisa em Clínica da Atenção Psicossocial - PSICLIN/UFSC. Bolsista produtividade em pesquisa 2 pelo CNPQ.

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga e docente. Psicóloga, Mestre em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Laboratório de Psicologia Ambiental-LAPAM. Exerce atividades de ensino, pesquisa extensão na área de Psicologia, com ênfase em psicologia educacional e psicologia ambiental. Coordenadora do Grupo de Trabalho de Psicologia Ambiental da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Coordenadora dos Acordos de Cooperação entre UFSC e Université de Nîmes (France) e; entre UFSC e University of California-UCDavis (USA).

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Published

2019-07-19

How to Cite

Hodecker, M., dos Santos, I. S., Felippe, M. L., Schneider, D. R., & Kuhnen, A. (2019). A Systematization of the National Studies in Environmental Psychology. PSI UNISC, 3(2), 126-141. https://doi.org/10.17058/psiunisc.v3i2.12827