CHAMADA DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO>> “MERCADOS ALIMENTARES DIGITAIS NO BRASIL: dinâmicas, inovações e desafios”

2023-10-18

Volume 29, 2024.

Prazo para a submissão de artigos: 30 de abril de 2024

 

Editores Convidados: 

  • Marcio Gazolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 0000-0002-4807-6683).
  • Gianluca Brunori (Università degli Studi di Pisa, Itália, 0000-0003-2905-9738)
  • Cidonea Machado Deponti (Universidade de Santa Cruz do Sul, 0000-0001-8833-1450)
  • Cynthia Xavier de Carvalho (Universidade Federal de Permambuco, 0000-0003-4449-8616)

 Editoras Chefe:

  • Cidonea Machado Deponti e Grazielle Betina Brandt – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul.

A Revista Redes torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático “MERCADOS ALIMENTARES DIGITAIS NO BRASIL: dinâmicas, inovações e desafios”, cuja publicação, em versão on-line, será realizada no volume 29, durante o ano de 2024.

O objetivo deste Dossiê temático é divulgar artigos científicos que desenvolvam a reflexão teórica e metodológica e/ou que apresentem resultados de pesquisas empíricas e comparadas sobre os processos de digitalização em curso no rural brasileiro e internacional, mais especificamente pelo que a literatura tem chamado de mercados alimentares digitais, que estão sendo construídos socio tecnicamente pelos agricultores familiares, consumidores e pelas organizações sociais destes atores, por exemplo, o cooperativismo. 

O propósito é reunir artigos das áreas das ciências humanas e sociais aplicadas, com diferentes olhares disciplinares, bem como com distintas abordagens teóricas e metodológicas que analisem processos de digitalização da comercialização da agricultura familiar, em quaisquer das três frentes a seguir: a primeira, pelo lado da oferta,  com análise da construção de mercados alimentares digitais pelos agricultores familiares em plataformas, sites, redes sociais, etc.; a segunda, envolvendo análise do papel das organizações sociais (cooperativas, associações, grupos de consumo, etc.), que administram plataformas e sites de comercialização de alimentos; e, a terceira, do lado da demanda, com análise dos hábitos e comportamentos dos consumidores de alimentos que participam desses espaços de comercialização digitais e online.

O Dossiê será estruturado em duas partes: a primeira parte será composta por textos teóricos e metodológicos sobre digitalização. Almejam-se textos que relacionem essa abordagem transversalmente com as temáticas do desenvolvimento regional e sustentável (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS), e/ou com o avanço teórico nas áreas da agricultura familiar, do desenvolvimento rural, dos sistemas alimentares, e, preferencialmente, com os aspectos conceituais inseridos no tema dos mercados alimentares e digitais. A segunda parte do dossiê será composta por estudos de casos, empíricos e comparados, tanto nacionais como internacionais. A pergunta que serve de guia a submissão de artigos é: quais as dinâmicas, inovações e desafios da construção social de mercados alimentares digitais no Brasil para os agricultores, consumidores e suas organizações sociais?

Esses, entre outros, são alguns dos temas e questões que esse Dossiê Temático de Redes propõe reunir, debater e compartilhar.

Os artigos podem ser submetidos no sistema da revista (https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions) até dia 30 de abril de 2024, obedecendo as Diretrizes para Autores (https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/about/submissions#onlineSubmissions) e serão submetidos à avaliação preliminar (desk review) e à avaliação cega pelos pares, seguindo as políticas editoriais da revista, disponíveis no site da Redes. 

A publicação dos artigos do dossiê está prevista para ocorrer no segundo semestre de 2024.

Os artigos aprovados para publicação serão disponibilizados para os leitores no idioma original e em sua respectiva versão em inglês, sendo essa de responsabilidade dos autores, bem como uma condição para publicação. Para o caso de submissões realizadas em língua inglesa, o artigo aprovado será publicado apenas neste idioma.