Arranjos produtivos em dinâmicas de Desenvolvimento Regional: a cadeia da cajucultura no Território Açu-Mossoró (RN)

Autores

  • Emanoel Márcio Nunes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Andreya Raquel Medeiros França
  • Márcia Regina Farias da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Vinícius Claudino de Sá Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
  • Ienilton Alves Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.11660

Palavras-chave:

Agroindústria. Sustentabilidade. Desenvolvimento territorial. Inovação.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a Cadeia da Cajucultura no processo de desenvolvimento regional, a aglomeração produtiva no sentido de Arranjos Produtivos Locais e sua importância no processo de dinamização do território Açu-Mossoró no Rio Grande do Norte. O método utilizado na pesquisa foi o Estudo do Caso, visando alcançar todas as unidades familiares de beneficiamento da castanha do caju no ano de 2011. Foi feito o censo por meio de entrevistas a 230 produtores em quatro municípios do território: Açu, Serra do Mel, Mossoró e Porto do Mangue. Como resultado, foi possível verificar a frágil estruturação organizacional em todos os municípios do território, apesar do beneficiamento da castanha se apresentar uma atividade viável e importante para a dinâmica de desenvolvimento regional, visto que foi possível calcular uma receita de aproximadamente R$ 20 milhões no ano. Por fim, foi possível estruturar um retrato da atual situação da cadeia produtiva da cajucultura no território Açu-Mossoró, mesmo com seus gargalos de empobrecimento das relações de trabalho e influência do atravessador no acesso a mercados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanoel Márcio Nunes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Doutor em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Professor da graduação de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPE/UERN) da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA AE - Administração, Contabilidade e Economia.

Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Geógrafa. Doutora em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutora em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) junto ao Departamento de Gestão Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Geografia (DGA/FACEM).

Vinícius Claudino de Sá, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Administrador. Doutor em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (PPEx/UFSM). Professor de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Ienilton Alves Gurgel, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Economista. Especialista em Sustentabilidade para o Semiárido pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN).

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Nunes, E. M., França, A. R. M., Silva, M. R. F. da, Sá, V. C. de, & Gurgel, I. A. (2018). Arranjos produtivos em dinâmicas de Desenvolvimento Regional: a cadeia da cajucultura no Território Açu-Mossoró (RN). Redes, 23(2), 187-209. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.11660

Edição

Seção

Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional