As Exportações da Região Sul do Brasil: Uma Análise do Setor Agropecuário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.12330

Palavras-chave:

exportações agropecuárias, modelo gravitacional, Região Sul do Brasil.

Resumo

Este artigo tem o objetivo analisar os fluxos de comércio dos principais produtos do setor agropecuário (soja, fumo e carnes) exportados pela Região Sul do Brasil, a seus principais mercados de destino (Argentina, China, Estados Unidos e União Europeia), através de um modelo gravitacional, por estimação de dados em painel, com a abordagem de mínimos quadrados ordinários (MQO–Pooled), no período de 2000 a 2012. A estimação do modelo gravitacional apresentou resultados que seguem as estimativas dos trabalhos seminais da literatura econômica. No mesmo se demonstra que, no período analisado, os fluxos do setor agropecuário da Região Sul sofrem influência negativa da distância entre os países e, por outro lado, positivamente em relação à massa populacional e a taxa de câmbio real sobre os fluxos comerciais entre os países considerados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Claudy da Silveira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.

Doutor em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNISC); Mestre Economia e Desenvolvimento (PGE&DUFSM; Professor Assistente do Curso de Ciências Econômicas do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC/UNIJUÍ).

Paulo Ricardo Feistel, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Economia Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D/UFSM).

Argemiro Luís Brum, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Doutor em Economia Internacional Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR/UNIJUÍ).

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Claudy da Silveira, D., Feistel, P. R., & Brum, A. L. (2019). As Exportações da Região Sul do Brasil: Uma Análise do Setor Agropecuário. Redes, 24(3), 272-294. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.12330