Reconexão entre produção e consumo de alimentos e a política territorial de desenvolvimento rural no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14121

Palavras-chave:

Circuitos curtos de comercialização. Política territorial. Desenvolvimento rural, Consumidor. Segurança alimentar.

Resumo

As tradicionais estratégias de desenvolvimento rural têm desconsiderado os circuitos curtos de comercialização, baseados na interação face a face, nas relações de confiança entre produtor e consumidor e atribuem o conceito de mercado apenas aos circuitos longos. Cada vez mais vem sendo reconhecida a importância da reconexão entre a produção e o consumo de alimentos no âmbito acadêmico, social e político. Essa reconexão tem repercussões diretas sobre questões de segurança e soberania alimentar, tanto por parte do agricultor, quanto do consumidor. Vale ressaltar que na construção e fortalecimento destes circuitos locais de produção-consumo, o papel do consumidor é essencial. Com base nessas considerações, enfatizamos que apesar de a política territorial brasileira ter contribuído para o estabelecimento ou mesmo fortalecimento de circuitos curtos de comercialização, isto não representa um objetivo ou princípio explícito da política. Consequentemente, o consumidor tem sido desconsiderado enquanto um ator central na dinâmica territorial de desenvolvimento rural. Pretende-se assim ilustrar estas observações a partir da análise de documentos oficiais do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais (Pronat) e do Programa Territórios da Cidadania (PTC), dos Plano Territorial de Desenvolvimento Territorial Sustentável (PTDRS) e dos projetos executados em três territórios rurais e da cidadania localizados na região Sul do Brasil. Enquanto resultados, o estudo evidenciou que, apesar da política territorial propor a superação do horizonte estritamente setorial, as dinâmicas de desenvolvimento implementadas carecem avançar nesse aspecto, promovendo maior aproximação campo-cidade e produtor-consumidor, o que incluiu a criação de institucionalidades que amparem tais dinâmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelise Graciele Rambo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre – Rio Grande do Sul – Brasil

Doutora em Desenvolvimento Rural (UFRGS); Mestre em Geografia (UFRGS); Graduada em Geografia (UNIJUI). Docente do Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento (PGDREDES) da UFRGS.

Tanise Dias Freitas, Universidade de Santa Cruz do Sul – Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil

Doutora em Sociologia (UFRGS); Mestre em Ciências Sociais (UFSM); Graduada em Ciências Sociais (UFSM). Pós-doutoranda da UNISC.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Rambo, A. G., & Freitas, T. D. (2019). Reconexão entre produção e consumo de alimentos e a política territorial de desenvolvimento rural no Brasil. Redes, 24(3), 118-141. https://doi.org/10.17058/redes.v24i3.14121

Edição

Seção

As (re)configurações rurais e urbanas na alimentação e a perspectiva territorial