Os mercados de hortifrúti em Santa Maria (RS) - um estudo sobre os tipos de produtores e os canais de comercialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.14323

Palavras-chave:

Feiras. Pequeno Produtor de Mercadorias. Mercados de Proximidade.

Resumo

Este artigo busca ampliar a compreensão do abastecimento de hortifrútis por meio de um estudo dos mercados em Santa Maria/Rio Grande do Sul no qual os principais critérios adotados na análise são: tipos de produtor, os diferentes canais de comercialização e a característica do mercado utilizado. Foram abordados 91 estabelecimentos produtores e constatou-se que 50,5% são Pequenos Produtores de Mercadorias, 39,5% Produtores Simples de Mercadorias e 11% Produtores Capitalistas de Mercadorias. Há tendência para mercados amparados em canais de nível zero, com encurtamento da cadeia, destacando-se as feiras, acessadas por 72% dos produtores. Em 49% dos casos, emprega-se apenas um canal de comercialização, em 32%, dois, em 16%, três, e somente 2% utilizam quatro canais. Os Mercados de Proximidade (MP) são mais frequentemente acessados pelos produtores, seguidos por Mercados Locais e Territoriais (MLT), enquanto Mercados Convencionais (MC) possuem um número mais limitado de produtores envolvidos. Sugere-se uma nova categorização de produtor, o Produtor Rentista, bem como, aponta-se que uma maior autonomia do produtor dependerá do acesso a mais canais de comercialização e maior controle para apropriação do valor gerado. Embora haja diversidade de canais nos quais os agricultores de hortifrúti de Santa Maria/RS se inserem, verifica-se maior dependência dos MP e MLT, demonstrando como a cadeia produtiva analisada é restrita ao contexto local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaína Balk Brandão, Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado e doutorado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (2005; 2011). Formada no Curso de Graduação Especial para Formação de Professores para a Educação Profissional, também pela universidade Federal de Santa Maria (2011). Professora da Universidade da Região da Campanha, Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus Itaqui. Foi professora do Curso de Especialização em Agricultura Familiar e Educação do Campo/Residência Agrária. Presidente da Comissão Organizadora do 55° CONGRESSO NACIONAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL:Inovação, Extensão e Cooperação para o Desenvolvimento Atualmente Professora Adjunta IV da Universidade Federal de Santa Maria (Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural) e do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, atua como Coordenadora Substituta do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) 2018 e Professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, UFSM/Universidade Aberta do Brasil. Membro da Chapa UNIÃO COM PARTICIPAÇÃO SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇAO E SOCIOLOGIA RURAL biênio 2019-2021. Coordenadora do Acordo de Cooperação Internacional UFSM e University of Florida/Estados Unidos

Sérgio Schneider, Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Sociologia da UFRGS

Professor Titular do Departamento de Sociologia e membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (www.ufrgs.br/pgdr) e de Sociologia (www.ufrgs.br/ppgs) da UFRGS. Pós-doutor na City University of London com o Prof. Tim Lang (2015-2016 e no Institut of City and Regional Planning, na Cardiff University/Wales/UK, com Terry Marsden (2007-2008). Concluiu o Doutorado em Sociologia (UFRGS/Université Paris X) em 1999, o Mestrado em Sociologia (UNICAMP) em 1994 e a Graduação em Ciências Sociais (UFRGS) em 1990. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2003. Atual Vice Presidente da IRSA (International Rural Sociology Association). Coordena o grupo de pesquisa GEPAD, credenciado pelo CNPq. Leciona as disciplinas de sociologia da ruralidade, do desenvolvimento e políticas de desenvolvimento rural na graduação e teorias do desenvolvimento, agricultura familiar e sociologia da alimentação na pós-graduação. Pesquisa nas áreas de sociologia rural, da alimentação e do desenvolvimento, tendo como temas a agricultura familiar, análise de processos de diferenciação social e econômica no meio rural, políticas públicas e o papel do Estado, cadeias alimentares curtas, políticas de abastecimento e sistemas agroalimentares. Coordena 4 Projetos de pesquisa e integra a iniciativa internacional BICAS (Brics Initiative for Critical Agrarian Studies), atuando em pesquisas com a China Agricultural University e a Russian Presidential Academy of National Economy and Public Administration (RANEPA). Tem 3 livros publicados e organizou outros 8 em coletivos. Possui 90 capítulos de livros, 151 artigos em periódicos e 83 trabalhos em anais de congressos. Foi orientador de 7 supervisões de pós-doc e 43 pós-graduandos, sendo 23 teses de doutorado e 27 dissertações de mestrado, além de 13 alunos de iniciação científica, e 9 monografias de graduação. Recebeu 8 prêmios, incluindo o Premio Pesquisador Destaque FAPERGS em Sociologia do Rio Grande do Sul (2017), Melhor Tese de Doutorado e Melhor Dissertação de Mestrado, Melhor artigo pela FAO-RCL e o trabalho vencedor do Premio CNPq de Genero/2012, conferido a Carolina B. Castilho e Silva. Coordena a Série Estudos Rurais da Editora da UFRGS. Foi presidente da SOBER (mandato de 2011-2013) Sociedade Brasileira de Economia, Sociologia e Administração Rural e Vice Presidente da ALASRU (2014-2018), Associação Latinoamericana de Sociologia Rural). Atua como parecerista de periódicos científicos do Brasil e do exterior. É consultor de organizações nacionais e internacionais em temas sobre desenvolvimento rural, agricultura e alimentação (FAO, WHO, FIDA, CEPAL, CIRAD, União Européia)

Humberto Davi Zen, Programa de Pós Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Santa Maria.

duado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria. Ex-integrante dos grupos de pesquisa em Experimentação Agrícola (2011) e Laboratório de Sementes (2012-2014) da Universidade Federal de Santa Maria. Concluiu em 2015 um intercâmbio de graduação sanduíche com duração de 18 meses na Washington State University (Washington - EUA), financiado pelo Programa Ciência em Fronteiras. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural de Universidade Federal de Santa Maria, desenvolvendo pesquisas nos campos do Sistemas Agroalimentares e Sistemas de Inovação Tecnológica, com enfoque no suprimento de frutas, hortaliças e hidroponia.

Gustavo Pinto da Silva, Colégio Politécnico de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria.

Bacharel em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), licenciado pelo Instituto Federal Farroupilha (2009), mestrado (2003) e doutorado (2016) em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor de ensino médio, técnico e tecnológico do Colégio Politécnico da UFSM. Tem experiência na área de Extensão Rural, com ênfase em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: mercados agroalimentares, desenvolvimento territorial, agricultura familiar, associativismo e extensão rural.

Referências

ABRAS. ABRAS divulga 1º balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA). Associação Brasileira de Supermercados. 2016. Disponível em: http://www.abras.com.br/supermercadosustent avel/seguranca-alimentar/abras-divulga-1o-balanco-do-programa-de-rastreabilidade-e-monitoramento-de-alimentos-rama-2/ Acesso em 20 nov. 2016.

ACCORSI, R., FERRARI, E., GAMBERI, M., MANZINI, R., REGATTIERI, A. A Closed-Loop Traceability System to Improve Logistics Decisions in Food Supply Chains: A Case Study on Dairy Products. In: Advances in Food Traceability Techniques and Technologies (pp. 337-351). Woodhead Publishing. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/B978-0-08-100310-7.00018-1 Acesso em: jul. 2019.

ALLAOUI, H., GUO, Y., CHOUDHARY, A., BLOEMHOF, J. Sustainable agro-food supply chain design using two-stage hybrid multi-objective decision-making approach. Computers & OperationsResearch, 89, 369. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.cor.2016.10.012 Acesso em: jul. 2019.

AHUMADA, O.; VILLALOBOS, J.R. Application of planning models in the agri-food supply chain: a review. European Journal of Operational Research. v.196, n.1, p.1–20. 2009.

BATALHA, M. O. Sistemas Agroindustriais: Definições e Correntes Metodológicas. In: Gestão Agroindustrial. Coord. BATALHA, M. O. v.1, São Paulo: Atlas, 1997.

BIMBO, F.; BONANNO, A.; NARDONE, G.; VISCECCHIA, R. The Hidden Benefits of Short Food Supply Chains: Farmers’ Markets Density and Body Mass Index in Italy. InternationalFoodand Agribusiness Management Review. v.18, n.1, 2015.

BRANDÃO, J. B; ARBAGE, A. P. A gestão da cadeia de suprimentos das redes regionais de varejo de frutas, legumes e verduras no Rio Grande do Sul: um estudo multicaso. Extensão Rural, v. 23, n. 3, p. 51-68, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/18489 Acesso em: 30 mar. 2017.

BRANDÃO, J. B., ANVERSA, A.C.,; DREBES, L.M.. Terras arrendadas: suporte da produção de arroz irrigado no sul do Brasil. Acta Geográfica. set-dez2017, Vol. 11 Issue 27. 2017.

BRUNORI, G., GALLI, F., BARJOLLE, D., VAN BROEKHUIZEN, R., COLOMBO, L., GIAMPIETRO, M.; DE ROEST, K.. Are local food chains more sustainable than global food chains? Considerations for assessment. Sustainability, 8(5), 449. (2016). Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/8/5/449/htm Acesso julho de 2019.

CAMARGO, M.E.; PRIESNITZ FILHO, W.; SILVA, J.L.S.; MALAFAIA, G.C.; CRUZ, M. R.; MOTTA, M.E.V. Construção de cenários prospectivos em sistema agroalimentar de Vacaria, Rio Grande do Sul, Brasil. Agroalimentaria. v.20, n.38, p.137-149. 2014.

CASSOL, A.; SALVATE, N.; SCHNEIDER, S. Mercados Imersos: uma perspectiva de análise institucional e relacional das trocas econômicas e do intercâmbio mercantil. Política & Sociedade, v. 15, n. 33, p. 314-346, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/47772 Acesso em: ago. 2019.

COLDIRETTI, R.E. Vendita di vendita diretta: ecco i numeridi campagnaamica. 2012. Disponível em: http://www.reggio-emilia.coldiretti.it/vendita-diretta-ecco-i-numeri-di-campagna-amica-.aspx?KeyPub=GP_CD_REGGIOEMILIA_HOME%7CCD_REGGIOEMILIA_HOME&subskintype=Detail&Cod_Oggetto=32827709 Acesso em: 27 nov. 2016.

CONTERATO, M. ; NIEDERLE, P. A.; RADOMSKY, G. F.W.; SCHNEIDER, S. Mercantilização e mercados: a construção da diversidade da agricultura na ruralidade contemporânea. In: SCHNEIDER, S.; GAZOLLA,M.. (Org.). Os atores do Desenvolvimento Rural: perspectivas teóricas e práticas sociais. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 67-89, 2011.

CUNHA, A.R.A.A. Dimensionando o passeio das mercadorias: uma análise através dos dados do Prohort. Revista Política Agrícola. n.4, p.55-63. 2015.

CUNHA, A. R. A. D. A.. Abastecimento alimentar: a superação do padrão velho-obsoleto para o novo-ancestral. SCHNEIDER, S.; CRUZ, F.; MATTE, A. Alimentos para produtores e consumidores: conectando novas estratégias de abastecimento de alimentos. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 54-70. 2016

DOWD, K.; BURKE, K.J. The influence of ethical values and food choice motivations on intentions to purchase sustainably sourced foods. Appetite. n.69, p.137–144. 2013.

FAVA NEVES, M. et al. Mapeamento e quantificação da cadeia produtiva de hortaliças .2017. Disponível em: http://www.favaneves.org/wp-content/uploads/2018/03/Livro-Cadeia-Produtiva-Hortalicas-Marcos-Fava-Neves-CNA-2017.pdf Acesso em: jul. 2019.

FORNAZIER, A.; BELIK, W. Produção e consumo local de alimentos: objetivos e debates. 2013. In: Anais do 51° Encontro da Sober. Belém, PA. Brasil. 2013.

GARG, S. K., SHARMA, M. K.; SHUKLA, M. IT/IS in supply chain management of agro industries. Management of innovation, technology, transfer & flexibility for competitiveness in the globalized world. New Delhi, India: Global Institute of Flexible Systems Management. 2018. Disponível em: http://www.indianjournals.com/glogift2k6/glogift2k6-1-1/theme_1/Article Acesso em: jul. 2019.

G1. Análise aponta mais agrotóxicos que o permitido em produtos da CEASA. Portal G1. Disponível em: http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2016/12/analise-aponta-mais-agrotoxicos-que-o-permitido-em-produtos-da-ceasa.html Acesso em: 15 mar. 2017.

GLOBAL AGRIBUSINESS FORUM – GAF Academy. Original Articles. 1 ed., 2014. Disponível em: http://docplayer.com.br/3541938-Global-agribusiness-forum-gaf-academy-original-articles-various-authors-1st-edition-2014-sao-paulo-brazil-isbn-978-85-68740-002.html Acesso em: nov. 2016.

GOODMAN, D. The quality “turn” and alternative food practices: reflections and agenda. Journal of Rural Studies, v. 19, n. 1, p. 1-7, 2003.

HASTUTI, E.Y. The influence of agribusiness system applied to vegetables farmers income improvement in Boyolali regency. Dissertação(MestradoemDesenvolvimento Rural) - Diponegoro University. Semarang, 2007. Disponível em: http://www.thomsonreuters.com/products_services/science/academic Acesso em: jul. 2019.

HAMZAOUI-ESSOUSSI, L.; SIRIEIX, L.; ZAHAF, M. Trust orientations in the organic food distribuition channels: a comparative study of the Canadian en French markets. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 20, n. 3, p. 292-301, may. 2013.

HUGOS, Michael H. Essentials of supply chain management. John Wiley & Sons, 2018.

KASRIEL-ALEXANDER, D. Top 10 Global Consumer Trends for 2016. Euromonitor International: London, UK, 2015.

KOTLER, P. Administração de marketing. São Paulo: Prentice-Hall, 2006.

KOTLER, P. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação

e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

LAWRENCE, F. Not on the Label: What Really Goes into the Food on your Plate. London: Penguin. 2004.

LOURENZANI, A. E. B. S.; SILVA, AL da. Um estudo da competitividade dos diferentes canais de distribuição de hortaliças. Gestão e Produção, v. 11, n. 3, p. 385-398, 2004.

MALUF, R. Ações públicas locais de abastecimento alimentar. Polis Papers: Polis Assessoria, Formação e Estudos em Políticas Sociais. São Paulo. 42p. 1999.

MALUF, R. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, Porto Alegre, v.25, n.1, p.299-322, abr. 2004.

MARTINEZ, S.M.; HAND, M.; Da PRA, S. et al. Local food systems: concepts, impacts, and issues. USDA Economic Research Report. n.97. Washington DC, US: USDA EconomicResearch Service. 2010.

MELO, P.C.; VILELA, N.J. A importância da Cadeia Produtiva Brasileira de Hortaliças. In: Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Rio Branco: Acre. 2007. Disponível em: http://www.abhorticultura.com.br/ downloads/cadeia_produtiva.pdf Acesso em: 17 out. 2016.

MELLO SOUZA, M. T., VILLANOVA, J. dos S., SILVA, G. P. da, BARRETO, R. M. Feirão da Gare: Uma nova perspectiva para a reterritorialização do sistema agroalimentar. In: Third International Conference on Agriculture and Food in an Urbanizing Society. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0B7sGx0muriRtYmM0c2dGV3R4dWpEczVvR0VCOWVHcHdlTjg0/view Acesso em: jul. 2019.

OJIMA, A. L. R. O.; SILVA, P. R. O papel da logística na cadeia de produção dos hortifrutis. 2005. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br Acesso em: fev. 2017.

O GLOBO. Greve de caminhoneiros já ameaça abastecimento no Sul.

Jornal o Globo. Edição de 24 de fevereiro de 2015. Disponível em http://oglobo.globo.com/economia/greve-de-caminhoneiros-ja-ameaca-abastecimento-no-sul-15421747 Acesso em: 23 nov. 2016.

PEREIRA, M. F. V. A inserção recente da cana-de-açúcar no sudoeste da Amazônia: novos indícios da instabilidade do território em Rondônia e Acre. Interações (Campo Grande), 11(2). (2016). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/inter/v11n2/a07v11n2 Acesso em: jul. 2019.

PLOEG, J. D. V. O modo de produção camponês revisitado. A diversidade da agricultura familiar, p. 13-54. Porto Alegre: Editora da UFRGS (Estudos Rurais), 2006.

PRIŠENK, J. et al. A multi-criteria assessment of the production and marketing systems of local mountain food. Renewable Agriculture and Food Systems. v.29, n.4, p.345–354, 2013.

ROESSING, A. C. Cadeias produtivas: roteiro para estudo de sistemas agroalimentares. Embrapa Soja-Documentos (INFOTECA-E). 2002.

SANTA MARIA. Programas da Secretaria. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Santa Maria. Disponível em: http://www.santamaria.rs.gov.br/rural/68-programas-da-secretaria Acesso em: mar. 2017.

SAZVAR, Z., RAHMANI, M., GOVINDAN, K. A sustainable supply chain for organic, conventional agro-food products: The role of demand substitution, climate change and public health. Journal of cleaner production, 194, 564-583. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2018.04.118 Acesso em: jul. 2019.

SCARABELOT, M.; SCHNEIDER, S. As cadeias agroalimentares curtas e desenvolvimento local – um estudo de caso no município de Nova Veneza / SC. Revista Faz Ciência FC, 14 (19), 101 -130. jan/jul 2012. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/fazciencia/article/view/8028/8030 Acesso em julho de 2019.

SCHNEIDER, S. Agricultura Familiar e Mercados. In: MARQUES, F. C.; CONTERATO, M. A.; SCHNEIDER, S. (Org.) Construção de Mercados e Agricultura Familiar: Desafios para o Desenvolvimento Rural. 1. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2016. 416p.

SCHERMER, M. De. Food from Nowhere” a “Food from Here: mudando as relações produtor-consumidor na Áustria. Agriculture and Human Values, 32 (1), 121-132. 2015. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10460-014-9529-z Acesso em julho de 2019.

SHULTZ, Glauco; DE SOUZA, Marcelino; JANDREY, Willian Fontanive. Motivações e acesso aos canais de comercialização pelos agricultores familiares que atuam com produção orgânica na Região da Serra Gaúcha. Redes (St. Cruz Sul, Online), Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 3, p. 273-291, set. 2017. ISSN 1982-6745. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/redes/article/view/7627 Acesso em: jul. 2019. doi: https://doi.org/10.17058/redes.v22i3.7627

SINI, P. Long and Short Supply Chain Co-existence in the Agricultural Food Market on Different Scales: Oligopolies, Local Economies and the Degree of Liberalisation of the Global Market. European Scientific Journal. v.10, n.4, 2014.

SILVA, L. S. D. Do acampamento da seca ao programa camponês: atuais contribuições do MPA no processo político-social do Nordeste e seu campesinato à luz do contexto agrário.Dissertação de mestrado. (Mestrado em Desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe). Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2017. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/158266 Acesso em: jul. 2019.

SOUZA FILHO, H. M.; BONFIM, R. M. Oportunidades e desafios para a inserção de pequenos produtores em mercados modernos. In: CAMPOS, S. K.; NAVARRO, Z. A pequena produção rural e as tendências do desenvolvimento agrário brasileiro: Ganhar tempo é possível? Brasília – DF: Embrapa. 2013. 264 p.

SYROVÁTKOVÁ, M.; HRABÁK, J.; SPILKOVÁ, J. Farmers’ markets’ locavore challenge: The potential of local food production for newly emerged farmers’ markets in Czechia. Renewable Agriculture and Food Systems. v.30, n.4, p.305–317, 2014.

SPROESSER, R. L.; LIMA FILHO, D. O. Varejo de alimentos: estratégia e marketing. In: BATALHA, M.O. Gestão agroindustrial. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

SOTO-SILVA, W. E., NADAL-ROIG, E., GONZÁLEZ-ARAYA, M. C.; PLA-ARAGONES, L. M. Operationalresearchmodelsapplied to thefresh fruit supply chain. European Journal of Operational Research, 251(2), 345-355. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.ejor.2015.08.046 Acesso em: jul. 2019.

SWENSSON, L. F. Institutional food procurement programmes and producer organizations: catalysts for the transformation of small-scale producers’ food supply systems. REDES: Revista do Desenvolvimento Regional, 24(1), 30-44. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i1.13041 Acesso em: out. 2019.

VASILE, M., e DA CRUZ, F. T. Identity-construction, mutual enskilment and political negotiation at the farmers’ market. REDES: Revista do Desenvolvimento Regional, 24(1), 212-226. 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v24i1.13043 Acesso em: out. 2019.

WAQUIL, P. D.; MIELE, M. e SCHULTZ, G. Mercados e Comercialização de Produtos Agrícolas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

WILKINSON, J. Mercados, redes e valores: o novo mundo da agricultura familiar. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

ZEITUNE, C. R. Conceitos das CEASAs. In: ABRACEN. Manual Operacional das CEASAs do Brasil. Belo Horizonte: AD2 Editora, 2011. P. 9-13.

ZYLBERSZTAJN, D.; Conceitos Gerais, Evolução e Apresentação do Sistema Agroindustrial. In: ZYLBERSZTAJN, D.; NEVES, M. F. (Org.) Economia e Gestão dos Negócios Agroalimentares. São Paulo: Pioneira. 2000.

Downloads

Publicado

2020-05-25

Como Citar

Brandão, J. B., Schneider, S., Zen, H. D., & da Silva, G. P. (2020). Os mercados de hortifrúti em Santa Maria (RS) - um estudo sobre os tipos de produtores e os canais de comercialização. Redes, 25(2), 433-460. https://doi.org/10.17058/redes.v25i2.14323

Edição

Seção

O abastecimento alimentar frente aos desafios contemporâneos