O Desenvolvimento de Relações Sociais em Aglomerados Varejistas Locais: uma Investigação com Base na Análise de Redes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.14556

Palavras-chave:

Aglomerados Varejistas Locais, Análise de Redes Sociais, Desenvolvimento Regional.

Resumo

A literatura de redes informais de aglomerações de empresas tem sido amplamente estudada nos últimos 30 anos. Porém, não se conhece com clareza a influência das relações sociais das redes informais nos aglomerados varejistas locais, assim como, pouco se avançou sobre o impacto destes aglomerados no desenvolvimento econômico de suas regiões. Este artigo teve por objetivo identificar as relações sociais de redes informais de empresas pertencentes à aglomerados varejistas; comparar tais relações sociais com os dados de desenvolvimento econômico dos aglomerados; e formular proposições para estudos futuros a partir da discussão dos achados com a literatura. Para tanto, 558 empresas pertencentes a 20 aglomerados localizados no Rio Grande do Sul foram entrevistadas. Propriedades estruturais das relações sociais foram mapeadas por meio do software UCINET. Aglomerados foram agrupados, sendo que as medidas de ARS e desempenhos econômicos de tais grupos foram analisadas e comparadas por meio do software SPSS, evidenciando-se diferenças entre eles por meio da aplicação do Teste Anova. Como resultado, o estudo concluiu que aglomerados com maior desempenho econômico apresentam relações sociais fracas em termos de densidade, número de laços, reciprocidade, outdegree, indegree e maior distância média. Esse artigo contribui para a literatura de aglomerados ao investigar as relações sociais de aglomerados varejistas locais a partir da utilização do método de ARS. Também, contribui para o desenvolvimento regional do estado ao explorar a relação entre aglomerações e o valor agregado bruto de serviço regional.

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Biografia do Autor

Jorge Renato de Souza Verschoore Filho, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Ciências Econômicas, possui mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Ingridi Vargas Bortolaso, Universidade de Santa Cruz do Sul

Pós-Doutora em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Doutora em Administração pela Universidade do Vale dos Sinos - UNISINOS. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialista em Gerência de Produção pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC e Graduada em Ciências Contábeis pelo Universidade Franciscana - UFN. Professora na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), atuando como professora-pesquisadora do Programa de Pós -Graduação em Administração (PPGA) e professora do Departamento de Ciências Administrativas.

Aruana Rosa Souza Luz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pesquisador da Universidade Unisinos (Brasil), Escola de Negócios, Brasil. Mestre e doutoranda em Administração de Empresas pela Unisinos University. Graduado em Negócios Internacionais pela Universidade Feevale.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Filho, J. R. de S. V., Bortolaso, I. V., & Luz, A. R. S. (2022). O Desenvolvimento de Relações Sociais em Aglomerados Varejistas Locais: uma Investigação com Base na Análise de Redes. Redes, 26. https://doi.org/10.17058/redes.v26i0.14556

Edição

Seção

Artigos