O Desenvolvimento de Relações Sociais em Aglomerados Varejistas Locais: uma Investigação com Base na Análise de Redes

Jorge Renato de Souza Verschoore Filho, Ingridi Vargas Bortolaso, Aruana Rosa Souza Luz

Resumo


A literatura de redes informais de aglomerações de empresas tem sido amplamente estudada nos últimos 30 anos. Porém, não se conhece com clareza a influência das relações sociais das redes informais nos aglomerados varejistas locais, assim como, pouco se avançou sobre o impacto destes aglomerados no desenvolvimento econômico de suas regiões. Este artigo teve por objetivo identificar as relações sociais de redes informais de empresas pertencentes à aglomerados varejistas; comparar tais relações sociais com os dados de desenvolvimento econômico dos aglomerados; e formular proposições para estudos futuros a partir da discussão dos achados com a literatura. Para tanto, 558 empresas pertencentes a 20 aglomerados localizados no Rio Grande do Sul foram entrevistadas. Propriedades estruturais das relações sociais foram mapeadas por meio do software UCINET. Aglomerados foram agrupados, sendo que as medidas de ARS e desempenhos econômicos de tais grupos foram analisadas e comparadas por meio do software SPSS, evidenciando-se diferenças entre eles por meio da aplicação do Teste Anova. Como resultado, o estudo concluiu que aglomerados com maior desempenho econômico apresentam relações sociais fracas em termos de densidade, número de laços, reciprocidade, outdegree, indegree e maior distância média. Esse artigo contribui para a literatura de aglomerados ao investigar as relações sociais de aglomerados varejistas locais a partir da utilização do método de ARS. Também, contribui para o desenvolvimento regional do estado ao explorar a relação entre aglomerações e o valor agregado bruto de serviço regional.

Palavras-chave


Aglomerados Varejistas Locais; Análise de Redes Sociais; Desenvolvimento Regional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/redes.v26i0.14556

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