A produção de alimentos para o autoconsumo na região oeste do Estado de Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.14645

Palavras-chave:

Autoconsumo. Segurança alimentar. Agricultura familiar. Oeste catarinense.

Resumo

A produção de alimentos para o autoconsumo no Brasil até recentemente era associada ao atraso e a agricultura de subsistência, que tenderia a desaparecer. Entretanto, questões relacionadas às transformações no sistema agroalimentar e à emergência de críticas da excessiva industrialização da agricultura e de suas consequências sociais e ambientais dão novo significado ao tema, que passa a ser objeto de pesquisas. Assim, este artigo faz uma caracterização da produção de alimentos para o autoconsumo na região oeste de Santa Catarina, levantando tipos e quantidades dessa produção e identificando as razões pelas quais agricultores deixaram de produzir alguns produtos, além de verificar a importância econômica da produção para o autoconsumo. Trata-se de pesquisa de caráter quantitativo abrangendo 112 municípios, com a aplicação de 381 questionários junto a agricultores familiares da região oeste de Santa Catarina. Como resultado, observou-se que a produção para o autoconsumo está presente em todas as propriedades, mesmo naquelas produtoras de matérias primas para as grandes empresas agroalimentares. Esta produção caracteriza-se pela sua diversificação e contribui decisivamente para a segurança alimentar e nutricional dos agricultores da região. Também se observou diferenças na distribuição espacial relacionadas a quantidade e a variedade do que é produzido para o consumo da família, e levantou-se as principais causas que levaram os agricultores a deixar de produzir alguns produtos. Observou-se também a importância econômica da produção para o autoconsumo, isso porque os entrevistados relataram economizar boa parte de renda mensal, não necessitando adquirir no mercado os alimentos produzidos na unidade agrícola familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clovis Dorigon, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/Coppe em (2008), com período sanduiche pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri)/Centro de Pesquisa para a Agricultura Familiar (Cepaf). Tem experiência na área de sociologia econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema agroalimentar, inovação e novos mercados agroalimentares de qualidade, agricultura familiar, agroindústria familiar rural e desenvolvimento rural e regional.

Cristiano Nunes Nesi, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - Epagri

Possui graduação em Matemática pela Universidade do Planalto Catarinense (1998), graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1999), mestrado em Agronomia (Estatística e Experimentação Agronômica) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) na Universidade Federal do Paraná (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal. É pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Cristiane Tonezer, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Doutora em Desenvolvimento Rural como Bolsista CAPES pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS, Doutorado Sanduíche como Bolsista CNPQ na Universidade do Algarve (Portugal), Mestre em Desenvolvimento Rural como Bolsista CNPQ pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul PGDR/UFRGS e Bacharel em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul UERGS. É professora Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ).

Aureo Leandro Haag, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Foi Professor Substituto do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria (2009/2010). Na Escola de Administração da UFRGS, no Curso de Especialização em Negociação Coletiva, modalidade à Distância - Convênio Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/Universidade Federal do Rio Grande do Sul -, exerceu a Função de Supervisor Administrativo e foi Professor Tutor co-orientador de monografia. Coordenou o Curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó (2016/2017), o Projeto de Extensão Cálculo do Custo do Cesto Básico do Município de Chapecó/SC (2016/2018) e a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (2017/2018). Na Unochapecó foi Diretor de Finanças e Contabilidade, Professor dos cursos de graduação e pós-graduação presenciais e a distância e professor conteudista nas disciplinas de Cenários Econômicos, Mercado Financeiro e de Capitais e Economia do Setor Público. Foi editor da Revista Cadernos de Economia e participou do Grupo de Pesquisa Dinâmicas Regionais e Desenvolvimento Rural. Também Integra a Diretoria da Associação de Pesquisadores em Economia Catarinense - APEC - Gestão 2015/2017- 2017/2019 - 2019/2021. Economista (Registro n. 3667 7ª Região/SC, CORECON-SC) com experiência em assessorias.

Referências

AYRES, Nilce Miranda; MARIM, Mauricio Roberto Marin; KROTH, Léo Teobaldo. Sistema Epagri de Assistência Técnica, Extensão Rural e Difusão Tecnológica. Florianópolis: Epagri, 2015. 25 p.

CANCI, Adriano; ALVES, Antônio Carlos; GUADAGNIN, Clístenes Antônio (Org.). Kit diversidade: estratégias para a segurança alimentar e valorização das sementes locais. São Miguel do Oeste: Instituto de Agrobiodiversidade e Desenvolvimento Sócio-ambiental, 2010. 208 p.

CHAYANOV, Alexander. La organización de la unidad económica campesina. Buenos Aires: Nueva Visión, 1974.

DIAZ-MÉNDEZ, Cecilia, GARCIA-ESPEJO, Isabel. O potencial da sociologia da alimentação para estudar os efeitos da globalização alimentar. In: CRUZ, Fabiana Thomé da; MATTE, Alessandra; SCHNEIDER, Sergio (Orgs). Produção, consumo e abastecimento de alimentos: desafios e novas estratégias. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2016.

DIGARD, Jean-Pierre. A biodiversidade doméstica. Porto Alegre: Anuário Antropológico, v. 2, 2012. p. 205-223

DORIGON, Clovis. Mercados de produtos coloniais da Região Oeste de Santa Catarina: em construção. 2008, 437 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Programa de Engenharia de Produção – Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia - COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

DORIGON, Clovis; RENK, Arlene. Técnicas e métodos tradicionais de processamento de produtos coloniais: de “miudezas de colonos pobres” aos mercados de qualidade diferenciada. Revista de Economia Agrícola. São Paulo, v. 58, n. 1, p. 101-113, jan./jun. 2011.

DORIGON, Clovis; RENK, Arlene; SILVA, Clécio Azevedo. Produtos coloniais como narrativas de comida e migração no oeste catarinense. In: 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. p. 1-21. Desafios Antropológicos Contemporâneos. São Paulo: ABA, 2012.

DORIGON, Clovis; RENK, Arlene; SILVESTRO, Milton Luis; SILVA, Clécio Azevedo; SAVIO, Juliana. Produtos coloniais: tradição e mudança. Chapecó: Argos, 2015. 432 p.

DORIGON, Clovis; RENK, Arlene. Juventude e as transformações no mundo rural: um estudo de caso do oeste catarinense. In: XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 2015, Porto Alegre. Anais... XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Porto Alegre: SBS, 2015. p. 1-20.

GARCIA FILHO, D. P. Guia metodológico: diagnostico de sistemas agrarios. Brasilia: Incra/FAO, 1999. 58 p.

GARCIA JR. Afrânio Raul. O sul: o caminho do roçado. Estratégias de reprodução camponesa e transformação social. São Paulo/Brasília: Marco Zero/Editora UnB/MCT-CNPq, 1989, 285 p.

GAZOLLA, Márcio. Agricultura familiar, segurança alimentar e políticas públicas: uma análise a partir da produção para o autoconsumo no território do Alto Uruguai/RS. 2004. 287 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural) – Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

GAZOLLA, Márcio; SCHNEIDER, Sérgio. As duas “caras” do PRONAF: produtivismo ou fortalecimento da agricultura familiar? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43., 2005, Ribeirão Preto, São Paulo. Anais... Ribeirão Preto: Sober, 2005.

GAZOLLA, Marcio; SCHNEIDER, Sergio. (Orgs.). Cadeias curtas e redes agroalimentares alternativas: negócios e mercados da agricultura familiar. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2017.

GRISA, Catia. Para além da alimentação: papéis e significados da produção para autoconsumo na agricultura familiar. Revista Extensão Rural, Santa Maria, RS, Ano XIV, Jan/Dez de 2007, p. 5-35.

GRISA, Catia; GAZOLLA, Marcio; SCHNEIDER, Sergio. A “produção invisível” na agricultura familiar: autoconsumo, segurança alimentar e políticas públicas de desenvolvimento rural. Agroalimentaria, v. 16, n. 31, p. 65-69, jul-dez. 2010.

GRISA, Catia; SCHNEIDER, Sergio; CONTERATO, Marcelo Antonio. A produção para Autoconsumo no Brasil. Relatório de Pesquisa. Brasília: 2013. 42 p.

HAVERROTH, Celio. Extensão Rural Pública: métodos, possibilidades e limites para a transição agroecológica no Oeste de Santa Catarina. 2012. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 1970/1975/1980/1885/1995/1996/2006. Rio de Janeiro, 2007.

INCRA. Disponível em: http://www.incra.gov.br/sites/default/files/uploads/estrutura-fundiaria/regularizacao-fundiaria/indices-cadastrais/indices_basicos_2013_por_municipio.pdf. Acesso em maio de 2020.

LEITE, S. P. Autoconsumo y sustentabilidad en la agricultura familiar: una aproximacion a la experiencia Brasilena. In: BELIK, W. Políticas de seguridad alimentaría y nutrición em América Latina. São Paulo: HUCITEC, 2004, p. 123-181.

LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Terra, trabalho e capital: produção familiar e acumulacão. Campinas: Editora da UNICAMP, 1989.

MALUF, Renato Sérgio. (Coord.). Estratégias de desenvolvimento rural, multifuncionalidade da agricultura e agricultura familiar: identificacão e avaliacão de experiências em diferentes regiões brasileiras. Rio de Janeiro: [s.n.], 2003. 87 p. (Relatório Final de Pesquisa).

MALUF, Renato Sergio; MENEZES, Francisco; MARQUES, Susana Bleil. Caderno “segurança alimentar”, 2001. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/seguranca+alimentar_000gvxlxe0q02wx7ha0g934vgwlj72d2.pdf. Acesso em nov.2019

MALUF, Renato Sergio. Mercados agroalimentares e a agricultura familiar no Brasil: agregação de valor, cadeias integradas e circuitos regionais. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 299-322, abr. 2004.

MALUF, Renato Sergio; MENEZES, Francisco. Segurança Alimentar e Nutricional. Petrópolis: Vozes, 2007.

MENASCHE, Renata (Org.) A agricultura familiar à mesa: saberes e práticas da alimentação no Vale do Taquari. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

R CORE TEAM (2017). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL https://www.R-project.org/.

RIBEIRO JR., Paulo Justiniano; DIGGLE, Peter. (2018). geoR: Analysis of Geostatistical Data. R package version .7-5.2.1. https://CRAN.R-project.org/package=geoR.

SACCO DOS ANJOS, F.; SCHNEIDER, S. Agricultura familiar, desenvolvimento local e pluriatividade: emergência de uma nova ruralidade no Rio Grande do Sul. [Porto Alegre]: [CNPq: UFPel: UFRGS], 2004. 50 p. Relatório de Projeto de Pesquisa AFDLP-CNPq/UFPel/ UFRGS.

ZANETTI, Cândida; MENASCHE, Renata; Segurança alimentar, substantivo feminino: mulheres agricultoras e autoconsumo. Em: MENASCHE, Renata (Org.) A agricultura familiar à mesa: saberes e práticas da alimentação no Vale do Taquari. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

Dorigon, C., Nesi, C. N., Tonezer, C., & Haag, A. L. (2020). A produção de alimentos para o autoconsumo na região oeste do Estado de Santa Catarina. Redes, 25, 2060-2085. https://doi.org/10.17058/redes.v25i0.14645

Edição

Seção

Agricultura Familiar: Dimensões, Experiências e Desafios